Murça vai ter mais pontos de acesso a Internet gratuita

07 Agosto 2019

Murça foi um dos concelhos vencedores da iniciativa WiFi4EU, que promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.

A Câmara Municipal vai assim, alargar os pontos de Internet gratuita na vila murcense, através do projeto Wifi4Eu, uma seleção que aconteceu após uma avaliação de candidaturas pela Agência Executiva de Inovação e Redes (INEA), a agência executiva da Comissão Europeia responsável pela implementação deste projeto.

Além dos serviços já disponibilizados atualmente em espaços públicos municipais, vai também ser instalado o acesso à Internet de forma gratuita na zona histórica da vila, nomeadamente na Praça 5 de outubro e na Praça 31 de janeiro, ao que se juntará a zona do Parque Urbano.

Este projeto permitirá fomentar a interação entre o município, empresas, munícipes e visitantes, englobado num projeto de promoção turística, de modernização de acesso à informação e simplificação dos serviços públicos disponibilizados.

O Wifi4EU terá um custo no valor de 15 mil euros, e será financiado a 100% pela Comissão Europeia, e pretende estimular e incentivar à utilização de novas tecnologias com a oferta de acessos sem fios gratuitos para o utilizador em espaços públicos.