Potencialidades
Uma Terra de Encanto que vale a pena descobrir...
Murça é uma terra de contrastes, entre a zona Norte, cravada de encostas e penhascos, e a zona Sul, repleta de vinhas e olivais. O património encontra-se distribuído pelas sete freguesias, sendo a Porca de Murça, escultura representante de uma divindade do povo celta, o seu expoente máximo.
A origem do concelho de Murça remonta as épocas longínquas, que antecedem a formação de Portugal, o que explica os vários vestígios encontrados, originários de povos celtas, romanos, suevos e árabes, espalhados por nove freguesias. Contudo, só em 1224 é que Murça recebeu uma carta de foral, a mando do rei D. Sancho II (1209-1248).
Quem visitar Murça não pode deixar de prova mel e o queijo de cabra produzidos na região. Os maravilhosos enchidos resultam da matança do porco, tradição que ainda se pratica no concelho.
Perspectivando o turismo, não apenas como lazer, mas como um forma de cultura, podemos afirmar que existem nestas terras os condimentos indispensáveis para que o visitante possa simultaneamente deleitar-se e enriquecer a sua capacidade de absorção dos valores etnográfico-culturais aqui existentes.