Câmara garante mais financiamento para a requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária de Murça

02 Agosto 2019

Numa cerimónia presidida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Artur Lopes, assinou, no passado dia 31 de julho, em Vila Real, o acordo de colaboração para a requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária de Murça.

Esta obra, permitirá dotar a Escola EB 2,3 e Secundária de Murça de instalações condignas para uma aprendizagem com sucesso dos nossos alunos, tem um orçamento estimado superior a 2 milhões de euros e implicará uma comparticipação de 85% através de fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020, sendo o restante assumido pelo Município de Murça e pelo Ministério da Educação financiam cada um metade da contrapartida pública nacional de 15%.

Recorde-se que com a adenda ao contrato de colaboração entre a Autarquia e o Ministério da Educação agora firmado, este possibilitará o reforço da verba atribuída anteriormente, de 1.500.000 euros para 2.177.175,30 euros de investimento na escola de Murça. Além disso, enquanto “dono da obra”, a Câmara Municipal assegura também a elaboração dos projectos, a fiscalização e a coordenação da empreitada.

Ciente da importância de boas condições físicas das escolas para potenciar a aprendizagem dos alunos, o Município de Murça assumiu mais este encargo financeiro em prol do bem-estar e do sucesso dos nossos alunos.

Para o presidente da edilidade murcense, este momento traduz o importante esforço negocial que este executivo municipal conseguiu junto do Governo e representa mais um importante passo para a concretização da referida obra, há muito aguardada.