Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Alunos premiados em projeto ambiental

Alunos premiados em projeto ambiental
25 Junho 2019

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Murça esteve em destaque no encerramento do projeto “Junto à Terra 2018/2019”, no passado dia 14 de junho, em Vila Flor. Os estudantes conseguiram um segundo lugar com o seu projeto, nesta iniciativa de educação para a sustentabilidade, da qual a Câmara Municipal de Murça e a Associação Florestal do Douro Norte (Aflodounorte) são parceiras.

Beatriz Oliveira, Rodrigo Cardoso, Francisco Moreira e Miguel Correia, do 8.º ano, representaram Murça com o trabalho “Iguais nas Diferenças”, tendo conquistado um lugar no pódio, entre as mais de duas dezenas de vídeos a concurso. Esta vitória vem confirmar as capacidades dos alunos murcenses, pois este não é o primeiro prémio conquistado por jovens do Agrupamento.

Em 2018, a aluna Joana Martinho figurou na lista de vencedores do concurso “Festi-vale do Tua – Mostra o teu Tua”, o que demonstra a constante aposta de Murça em temáticas relacionadas com a área ambiental, em todos os ciclos de ensino. Prova disso são, também, os projetos “Eco Geração Murça” e “Jovens Repórteres para o Ambiente”.

Junto à Terra’ é um projeto de educação para a sustentabilidade dirigido aos alunos do 8.º ano de escolaridade, que se foca essencialmente na temática da biodiversidade. Procura criar nos jovens uma abordagem de sustentabilidade feita de atitudes e de mudança de comportamentos, ao mesmo tempo que promove a revalorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e para a comunidade. Esta iniciativa irá ter continuidade no próximo ano letivo, sendo novamente dirigida a alunos do 8.º ano.

Este tipo de ações é fundamental para promover uma cidadania ativa que se pretende incrementar nos planos educativos, a fim de trabalhar as questões da sustentabilidade e da biodiversidade.

Texto e foto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"