Alunos premiados em projeto ambiental

25 Junho 2019

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Murça esteve em destaque no encerramento do projeto “Junto à Terra 2018/2019”, no passado dia 14 de junho, em Vila Flor. Os estudantes conseguiram um segundo lugar com o seu projeto, nesta iniciativa de educação para a sustentabilidade, da qual a Câmara Municipal de Murça e a Associação Florestal do Douro Norte (Aflodounorte) são parceiras.

Beatriz Oliveira, Rodrigo Cardoso, Francisco Moreira e Miguel Correia, do 8.º ano, representaram Murça com o trabalho “Iguais nas Diferenças”, tendo conquistado um lugar no pódio, entre as mais de duas dezenas de vídeos a concurso. Esta vitória vem confirmar as capacidades dos alunos murcenses, pois este não é o primeiro prémio conquistado por jovens do Agrupamento.

Em 2018, a aluna Joana Martinho figurou na lista de vencedores do concurso “Festi-vale do Tua – Mostra o teu Tua”, o que demonstra a constante aposta de Murça em temáticas relacionadas com a área ambiental, em todos os ciclos de ensino. Prova disso são, também, os projetos “Eco Geração Murça” e “Jovens Repórteres para o Ambiente”.

Junto à Terra’ é um projeto de educação para a sustentabilidade dirigido aos alunos do 8.º ano de escolaridade, que se foca essencialmente na temática da biodiversidade. Procura criar nos jovens uma abordagem de sustentabilidade feita de atitudes e de mudança de comportamentos, ao mesmo tempo que promove a revalorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e para a comunidade. Esta iniciativa irá ter continuidade no próximo ano letivo, sendo novamente dirigida a alunos do 8.º ano.

Este tipo de ações é fundamental para promover uma cidadania ativa que se pretende incrementar nos planos educativos, a fim de trabalhar as questões da sustentabilidade e da biodiversidade.

Texto e foto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"