Assinalado Dia Internacional da Reciclagem

23 Maio 2019

A Câmara Municipal de Murça comemorou, pela primeira vez, o Dia Internacional da Reciclagem, a 17 de maio.

Para tal, foi realizado um conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental juntos dos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Murça, a fim de assinalar este dia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Através de uma ação de formação ministrada pela Resinorte, os alunos do Ensino Básico do Centro Escolar de Murça puderam aprofundar conhecimentos sobre resíduos e a sua correta separação, bem como aprender dicas e curiosidades relacionadas com o ciclo de vida dos produtos e as novas vidas que um resíduo devidamente triado pode originar. Foi sempre focada a necessidade de reduzir a produção de resíduos, de reutilizar os materiais e de reciclar, com vista a diminuir substancialmente a deposição de resíduos em aterro sanitário, diminuindo a pegada ecológica.

Esta ação decorre na sequência de um programa de sensibilização ambiental que a autarquia está a desenvolver, tendo já sido realizadas ações junto dos mais novos, tais como a promoção do plogging, uma atividade que conjuga a atividade física com a recolha de lixo, trazendo benefícios à saúde e ao ambiente. No próximo ano letivo pretende-se implementar este programa de educação ambiental durante todo o ano.

Sendo o aumento das taxas de reciclagem um objetivo fulcral nesta área para a câmara de Murça, foi recentemente disponibilizado um compactador de papel/cartão e em breve vão ser reforçados os meios de deposição de resíduos reciclados para a população.

Texto e foto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"