Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Murça recebe estudantes do projeto Erasmus+

Erasmus 1 1 1024 2500
03 Abril 2019

Durante uma semana, entre os dias 25 e 29 de março, Murça foi a casa de estudantes de vários países da Europa, no âmbito do projeto Erasmus+. Esta iniciativa, de âmbito europeu, visa “remover barreiras artificiais”, bem como promover “novas ideias, atraindo novos intervenientes do mundo do trabalho e da sociedade civil”, com o objetivo de “desenvolver o capital humano e social dentro e fora da Europa”.

Neste sentido, jovens do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, vindos de Itália, Chipre e Espanha, foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes, que lhes deu as “Boas vindas” e os convidou a visitar Murça.

Sendo a internacionalização algo cada vez mais importante, com muitas instituições a incluí-la no seu projeto educativo, o Agrupamento de Escolas de Murça aliou-se a esta iniciativa a fim de aumentar a qualidade do ensino e aprendizagem ao nível das competências, do sucesso escolar e da diversidade, através do contacto com docentes e estudantes de outros territórios europeus. O Agrupamento integra uma parceria sob o título “SmartUP Europe for na optimistic future” (“Pensar a Europa para um futuro mais otimista”), que tem a duração de dois anos letivos e integra escolas de Portugal, Alemanha, Chipre, Finlândia, Espanha e Itália.

Neste projeto, as escolas abordarão o tema “voluntariado” nas suas diferentes vertentes, através da promoção de atividades. Podem ser abordados diferentes tópicos de acordo com os interesses de cada escola, tais como extremismos, refugiados, ambiente e património cultural individual e coletivo. Estes dois últimos foram selecionados pelo Agrupamento de Escolas de Murça, a par do tema “valores europeus”, escolhido tendo por base os desafios que a União Europeia enfrenta.