Instalação de fibra ótica avança na Terra Fria do concelho

13 Setembro 2019

Dentro em breve começará a instalação de fibra ótica nas localidades da designada Terra Fria do concelho de Murça, que permitirá a estas populações usufruir de 100Mbps garantidos e ter acesso à melhor experiência global de telecomunicações.

Este meio de transmissão é mais fiável e resistente, permitirá às populações de Fiolhoso, Cadaval, Levandeira, Fonte Fria, Vilares, Cortinhas e Carva usufruir da possibilidade subscrever um conjunto de serviços de telecomunicações em banda larga com maior qualidade de som e imagem, maior economia, segurança e imunidade, sem interferências e estar na vanguarda tecnológica.

Com a disponibilização deste vasto conjunto de serviços, as populações terão vantagens que superam outras soluções existentes, tanto ao nível da utilização da internet, como da televisão e do telefone.

A fibra ótica é muito mais eficiente e segura do que o cobre, pois transmite mais informação em distâncias maiores e com um maior grau de fidelidade. A título de exemplo, um cabo de fibra ótica pode transmitir facilmente um sinal até mais de 80kms de distância, sem necessidade de amplificação

Também as empresas instaladas nesta zona do concelho vão assim usufruir das potencialidades da fibra ótica, traduzindo-se no acesso a soluções inovadoras, novos modelos de negócio com capacidade de otimização de recursos e expansão para novos mercados, assim como a serviços integrados de telecomunicações e tecnologias de informação, cloud computing, segurança e internet of things.

Esta intervenção surge no seguimento da pressão do atual executivo camarário, como forma de suprir uma necessidade verificada no concelho, e para Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, deseja que o concelho fique integralmente coberto por fibra ótica e a expansão desta rede para a terra fria é prova disso mesmo.

Recorde-se que também ao nível das telecomunicações, a rede de telemóveis tem sido reforçada no concelho.