-
Início
-
Viver
-
Comunicação
-
Notícias
- Mário Nunes: Treinador adjunto do Boavista FC
Mário Nunes: Treinador adjunto do Boavista FC

Na última edição da Revista de Informação Municipal "Terras de Murça", na rubrica "gente da nossa terra", vamos conhecer mais detalhadamente um murcense que se dedica ao futebol profissional, Mário Nunes.
Atualmente é treinador Adjunto do Boavista Futebol Clube, onde integra a equipa técnica e o staff principal da equipa liderada pelo treinador principal Petit.
Apesar de ainda jovem, o murcense já foi técnico principal aos comandos do Cova da Piedade, na última época. Já passou por diversos clubes, entre os quais destacamos o Desportivo de Chaves.
Mário Jorge Faria Nunes, 42 anos (02-09-1980), reside atualmente e desde julho de 2018 em Paços de Ferreira, depois de passagens pela Madeira, Chaves e Portimão.
Residiu em Murça até aos 18 anos, onde efetuou a Escolaridade Básica e o Ensino Secundário.
Frequentou e concluiu o Ensino Superior na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), onde se Licenciou em Educação Física e Desporto, tendo como área de especialização o Futebol (Equivalência ao Grau I dos Cursos de Treinadores de Futebol – Curso “UEFA C”).
Na época desportiva de 2000/2001, com 20 anos, e em paralelo com o seu percurso académico, iniciou a atividade de treinador de futebol de formação, no Murça Sport Clube, prosseguindo depois nas duas épocas seguintes no Abambres Sport Clube, antes de regressar novamente ao Murça Sport Clube na época 2004/2005 para orientar a equipa de Iniciados (Juniores C / Sub-15) no Campeonato Regional da A.F. Vila Real.
Em setembro de 2005, foi para a Região Autónoma da Madeira para exercer a função docente (professor de Educação Física do 3.º ciclo e Secundário), na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na qual se manteve profissionalmente até ao final do ano letivo 2010/2011. Nesta Escola e durante os 6 anos, desempenhou diversos cargos e funções: Diretor das Instalações Desportivas e posteriormente de Delegado do Grupo Disciplinar de Educação Física (3.º ciclo e Secundário).
Ainda na Região Autónoma da Madeira, para além da atividade profissional ligada à docência, deu continuidade à ligação ao futebol de Formação, designadamente, na época 2006/2007 como Coordenador da Escola de Futebol da Madeira (ESFUMA) e nas duas épocas seguintes (2007/2008 e 2008/2009) como treinador das equipas de Sub-11 (Juniores E) da Associação Desportiva da Camacha, cujo Coordenador Geral da Formação e Treinador da equipa sénior era à data, Leonardo Jardim. Nas épocas 2009/2010 e 2010/2011 foi treinador dos Sub-15 (Juniores C) do Sporting Clube Santacruzense.
Durante essa época desportiva (2010/2011) deu continuidade à sua formação específica no âmbito do Futebol e frequento o Curso de Treinadores de Futebol “UEFA B” (UEFA Basic), ministrado pela Associação de Futebol da Madeira sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, adquirindo o Grau II (UEFA B) da formação de treinadores de Futebol.
Na época desportiva 2011/2012, interrompeu a atividade de docente e iniciou a atividade no Futebol Sénior, atividade profissional que mantém até hoje. Na altura, integrando a equipa técnica do mister José Barros (atualmente treinador adjunto de Leonardo Jardim no Al Ahli dos Emirados Árabes Unidos), desempenhou as funções de treinador adjunto da equipa sénior da A.D.Camacha que disputava o Campeonato Nacional de IIª Divisão – Zona Norte, acumulando ainda funções de Coordenador de Formação.
Na época 2012/2013 iníciou o seu percurso no Futebol Profissional do panorama Nacional, como treinador-adjunto do mister José Barros na equipa B do Marítimo (C.S. Marítimo B) que disputou o campeonato da IIª Liga Portuguesa, sendo alcançada a manutenção da equipa na IIª Liga.
Na época seguinte (2013/2014) desempenhou as mesmas funções (treinador-adjunto) no União da Madeira, também na IIª Liga portuguesa, inicialmente sob a responsabilidade do mister José Barros e na parte final da época, do professor Rui Mâncio, sendo também aqui alcançada a permanência da equipa na IIª Liga.
Na época desportiva seguinte (2014/2015), ainda no União da Madeira, inicia-se uma ligação de 6 épocas como treinador-adjunto do mister Vítor Oliveira (o Rei das Subidas), naqueles que foram os seus 6 últimos trabalhos como treinador (falecido a 28/11/2020). Quatro deles na IIª Liga, nos quais foram alcançadas 4 promoções das respetivas equipas à Iª Liga, duas delas juntamente com o título de Campeão da IIª Liga e as restantes duas épocas na Iª Liga, sendo alcançada em ambas as épocas, a manutenção das respetivas equipas na Iª Liga. Um trajeto de que para além da ilha da Madeira foi literalmente de Norte (Chaves, Paços de Ferreira e Barcelos) a Sul do país (Portimão).
- 2014/2015 – C.F. União (IIª Liga) - 2º Classificado (Promoção Iª Liga)
- 2015/2016 – G.D. Chaves (IIª Liga) – 2º Classificado (Promoção Iª Liga)
- 2016/2017 - Portimonense S.C. (IIª Liga) – 1º Classificado (Campeão / Promoção Iª Liga)
- 2017/2018 - Portimonense S.C. (Iª Liga) – 10º Classificado (Manutenção Iª Liga)
- 2018/2019 - F.C. Paços de Ferreira (IIª Liga) –
- 1º Classificado (Campeão / Promoção Iª Liga)
- 2019/2020 – Gil Vicente F.C. (Iª Liga) - 10º Classificado (Manutenção Iª Liga).
No decorrer desses anos, deu continuidade à sua formação específica e para além da participação regular em ações formativas, frequentou durante a época 2015/2016 o Curso de Treinador de Futebol UEFA A + EJ (UEFA Avançado + Elite Jovem), da Federação Portuguesa de Futebol, cuja aprovação lhe permitiu obter o Grau III (UEFA A) de treinador de Futebol, que o habilita a treinar (como treinador principal) nas Ligas Profissionais e nas Academias estrangeiras.
Posteriormente, ao longo da época 2019/2020, frequentou o Curso de Treinador UEFA Pro, o mais elevado da formação de Treinadores de Futebol, obtendo a respetiva licença profissional (Licença UEFA Pro), o grau IV, o mais elevado dos níveis de treinadores, ficando assim habilitado para o desempenho das funções de treinador em qualquer equipa profissional e/ou seleção portuguesa ou estrangeira.
Na época 2020/2021, já depois do falecimento do Mister Vítor Oliveira, teve uma breve passagem, como treinador principal, pelo Clube Desportivo da Cova da Piedade, da IIª Liga. Embora desportivamente o projeto não tenha correspondido às suas expectativas, Mário Nunes considera que foi uma “experiência muito importante para o meu desenvolvimento profissional e quem sabe para projetos futuros".
Atualmente e desde o dia 31 de novembro de 2021, integra a equipa técnica do mister Petit, no Boavista (Iª Liga Portuguesa), onde na época passada para além da manutenção da equipa na Iª Liga, resultante da 12.ª posição na classificação final do campeonato (a apenas 2 pontos do 7.º classificado), foi alcançada uma inédita presença do clube na Final Four da Taça da Liga (Allianz Cup).
Notícias relacionadas
-
Dionísio Fraga apresentou livro “Cantata Às Terras de Ledra”
Dionísio Fraga apresentou livro “Cantata Às Terras de Ledra”
01 Out 2023 -
Carlos Pereira: Jornalista e “embaixador" da língua e da diáspora portuguesa
Carlos Pereira: Jornalista e “embaixador" da língua e da diáspora ...
07 Ago 2023 -
Daniel Teixeira alcança primeiro lugar nos Turismos e TCR em Espanha
Daniel Teixeira alcança primeiro lugar nos Turismos e TCR em Espanha
12 Jun 2023