-
Início
-
Viver
-
Comunicação
-
Notícias
- DOURO será em 2023 Cidade Europeia do Vinho
DOURO será em 2023 Cidade Europeia do Vinho

Murça integrará a 'Douro All Around Wine' para projetar os vinhos e o enoturismo
O Douro venceu hoje, em Bruxelas, a candidatura “Cidade europeia do Vinho 2023”. O Douro Património da Humanidade será, assim, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e obra secular realizada por gerações de durienses.
O Município de Murça integrará a 'Douro All Around Wine' para projetar os vinhos e o enoturismo. Esta candidatura é um dos maiores desafios coletivos que o Douro já assumiu em toda a sua História, materializando o desejo e o pulsar de toda uma região.
Nesta candidatura materializamos também a vontade de um território que é, segundo Miguel Torga, “a realidade mais séria que temos” em Portugal. Uma realidade que é “um excesso da natureza”, construída com sangue, suor e lágrimas derramados por gerações de durienses.
Foram múltiplas as razões para que a grande região do Douro tivesse vontade de assumir a missão de ser Capital Europeia do Vinho 2023.
Neste processo de candidatura a Capital Europeia do Vinho, apresentaram-se não só todos os municípios integrados na Associação, mas com todas as 19 autarquias que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro.
Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça congratula-se com a notícia e salienta que está será uma grande oportunidade de promover o concelho e os seus vinhos, entre outros produtos e dinâmicas locais.