- Início
- Viver
- Comunicação
- Notícias
- Documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” exibido em Candedo
Documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” exibido em Candedo
O documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” (Os herdeiros da Batalha de La Lys), realizado pelo jornalista e murcense Carlos Pereira foi exibido ontem, dia 6 de agosto, numa sessão de cinema ao ar livre que decorreu no Jardim Santa Maria Madalena, em Candedo.
Leonilde Milhões, Felícia de Assunção, Raymonde da Silva e Claude Correia são os protagonistas deste documentário que pretende lutar contra o esquecimento da participação lusa na Primeira Grande Guerra, este que é o resultado de 12 anos de reportagens em terras francesas onde os portugueses combateram há um século, e em Murça, onde o Soldado Milhões é aclamado como um herói.
No documentário, o jornalista Carlos Pereira levou os participantes até Richebourg, local onde repousam 1831 homens portugueses que sucumbiram nas batalhas da Primeira Grande Guerra. Este cemitério militar português em solo francês é, desde o ano de 2023, património mundial da Unesco. Neste local, estão sepultados portugueses que foram “arrancados” às suas famílias e que nunca mais pisaram o solo Luso.
Esta foi uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Candedo e contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Artur Lopes, que fez questão de felicitar publicamente Carlos Pereira, pelo precioso “testemunho documentado” que nos deixa com este trabalho.
Notícias relacionadas
-
Santuário de Santa Isabel em Jou recebeu peregrinação das Paróquias de Jales
Santuário de Santa Isabel em Jou recebeu peregrinação das ...
25 Mai 2024 -
Igreja de Valongo de Milhais recebeu concerto de celebração dos 800 anos de história
Igreja de Valongo de Milhais recebeu concerto de celebração dos ...
29 Abr 2024 -
Igreja de Noura recebeu concerto de celebração dos 800 anos de história
Igreja de Noura recebeu concerto de celebração dos 800 anos de ...
29 Abr 2024