- Início
- Viver
- Comunicação
- Notícias
- Abílio Sampaio: “mais de 67 anos de serviço na Banda Marcial de Murça”
Abílio Sampaio: “mais de 67 anos de serviço na Banda Marcial de Murça”
Num trimestre marcado pelo 153.º aniversário da Banda Marcial de Murça, assinalamos nesta edição, os mais de 67 anos de serviço, enquanto músico, do ilustre murcense Abílio Sampaio.
Hoje a sua bela idade já o impede de acompanhar, no ativo, sempre que a banda marcha ou atua, mas o senhor Abílio Sampaio não esconde a sua “forte paixão” por esta instituição cultural de Murça.
Ingressou nesta coletividade aos 17 anos, com o pretexto de sair à noite, juntando a possibilidade de rever os amigos, uma vez que nessa época não havia a autorização dos pais para a vida noturna, nem iluminação pública, a qual chegou a Murça em finais de 1953.
Conta-nos o senhor Abílio Sampaio, como é tratado pelos murcenses, - que quando a iluminação pública chegou à sede do concelho, “foi uma grande festa, acender as candeias a petróleo e azeite, as mesmas que iluminavam os animados arrais que a nossa banda proporcionava”.
A história do senhor Abílio Sampaio cruza-se com a história da Vila de Murça e de muitos acontecimentos aqui vividos ao longo de mais de oito décadas.
Na época foram vários os jovens da vila que se juntaram a outros músicos mais velhos na banda. Abílio Sampaio lembra alguns deles: António Coelho, José Lino, Acácio Martins, Alexandre Paredes, Alberto Alves, Alberto Pereira, António Xis, Manuel Teixeira, António Girão, José Pereira, Manuel Barros e Abílio Borges.
No interessante e entusiasta depoimento para memória futura, Abílio Sampaio retrata os anos sessenta como uma altura de um forte dinamismo que marcou toda a história da Banda Marcial de Murça, onde se fizeram importantes aquisições de instrumentos e fardamentos, referindo mesmo que a “banda ganhou um novo impulso”.
Relativamente aos tempos que correm, o “sempre músico” da Banda de Murça apela a toda a comunidade, para que cada um utilize a sua influência e colabore para a preservação não só da história, mas de todo o património cultural da Banda, que o é, também património no nosso território.
É desta forma singela mas com um grande significado, que o Município de Murça pretende perpetuar décadas de dedicação e colaboração do senhor Abílio Sampaio com a Banda Marcial de Murça.
Notícias relacionadas
-
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
20 Set 2024 -
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
02 Set 2024 -
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
04 Ago 2024