- Início
- Viver
- Comunicação
- "Gente da nossa terra"
- Eduardo Natividade: Enólogo
Eduardo Natividade: Enólogo
Nesta edição da rubrica "gente da nossa terra", vamos conhecer mais detalhadamente, Eduardo Natividade de Jesus, nascido no Seixo, em Murça, em 22 de Agosto de 1944, é uma destacada figura na indústria vinícola portuguesa. Filho de Eduardo Natividade Jesus e de Isaura das Dores.
Eduardo Natividade de Jesus, nascido no Seixo, em Murça, em 22 de Agosto de 1944, é uma destacada figura na indústria vinícola portuguesa. Filho de Eduardo Natividade Jesus e de Isaura das Dores. Detentor de uma vasta experiência em enologia, é no livro “A Enologia Portuguesa – Subsídios para a sua história”, de Nobre da Veiga, referido como “um enólogo que alinha na primeira fila dos que atingiram uma posição de alto gabarito”.
Formou-se como Agente Técnico Agrícola pela Escola Agrícola Conde de S. Bento – Santo Tirso, alcançando uma nota final de 18 valores. O seu estágio na Casa do Douro em 1962/63 foi concluído com a nota 19. Iniciou a sua actividade na vindima de 1962, na Adega Cooperativa de Sabrosa. Ingressando no ano seguinte, na Casa do Douro, onde desempenhou funções de responsável por serviços técnicos em diversos setores como laboratório, cadastro, vinificação, e tratamento de vinhos entre 1963 e 1969.
Posteriormente, em 1969, integrou a SOGRAPE Vinhos de Portugal, S.A, onde em 1974, foi convidado a participou no desenvolvimento e implementação do projecto da nova adega na Bairrada (de 1974 a 1976) e onde foi Chefe de Serviços de Enologia até 1998. Foi ainda assessor da Sogrape - Sociedade Agrícola de São Mateus, onde liderou a plantação e exploração de duas quintas com um total de 120 ha de vinha e o desenvolvimento de vários processos enológicos e vitivinícolas inova-dores
Em 1998 abandona a seu pedido a SOGRAPE Vinhos de Portugal, S.A, para abraçar e liderar o desenvolvimento de um novo projecto no Douro (São João da Pesqueira) a Quinta do Sairrão, com mais de 310 ha. Aqui, como Director de Produção, foi responsável pelo desenvolvimento, construção e instalação de uma adega inovadora (investimento de mais de 5.000.000 €), mas também pela reorganização institucional, definição da estratégia de crescimento e adopção dos modelos de contabilidade analítica e controlo de qualidade. Este projecto inovador, foi reconhecido com o o título de Empresa Modelo da Galiza e Norte de Portugal, em 2004 e o Prémio Nacional de Agricultura – Inovação em 2006.
Eduardo Natividade presta também consultoria para a enologia e viticultura de diversas Quinta e Adegas, elevando a qualidade e o reconhecimento dos vinhos portugueses no mercado global. Exemplo disso, foi o seu trabalho como consultor externo nas Adegas Cooperativas de Vila Real (6 anos) e de Santa Marta de Penaguião (10 anos) e claro na Adega Cooperativa de Murça (a título pro bono).
Em 2008, Eduardo Natividade, assume a direcção de Enologia e Viticultura, do projecto enoturístico da Quinta do Vale da Ermida (propriedade do seu filho e nora), onde, combinando o melhor da tradição com a inovação, promove a excelência, a diferença e o que há de único em cada colheita, criando pequenos e exclusivos lotes que procuram promover e representar a excelência e a personalidade dos vinhos de uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo. Prova disto, são os vários prémios conquistados pelos vinhos deste projecto, em Portugal, na Alemanha e Coreia do Sul.
Em 2009, a convite do Presidente do IVDP integrou uma equipa técnica que estudou a produção e utilização de aguardente nos mostos generosos.
A sua influência estende-se para além do trabalho prático, sendo membro fundador de várias confrarias enófilas em Portugal, promovendo a cultura vinícola e gastronómica da região.
Na sua juventude foi um atleta eclético, tendo praticado a nível competitivo as modalidades de futebol, andebol e voleibol em representação do Futebol Clube Tirsense, do Sport Clube da Régua e do Murça Sport Clube.
Notícias relacionadas
-
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
20 Set 2024 -
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
02 Set 2024 -
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
04 Ago 2024