- Início
- Viver
- Comunicação
- "Gente da nossa terra"
- Donzília Martins: Professora e escritora
Donzília Martins: Professora e escritora
Na última edição da Revista de Informação Municipal "Terras de Murça", na rubrica "gente da nossa terra", fomos conhecer mais detalhadamente a murcense Donzília Martins. Lutadora, pouco aventureira mas determinada, tem como lema na vida “de que tudo vem do trabalho e da força do querer. Do nunca deixar de sonhar". Nas suas quase duas dezenas de livros publicados, podemos encontrar poesia, conto, romance, literatura infanto-juvenil e investigação.
Donzília da Conceição Ribeiro Martins nasceu em 25 de setembro de 1942, na Vila de Murça. Atualmente reside em Paredes, distrito do Porto, desde 1969, mas visita com frequência a vila murcense.
Fez os seus estudos no Colégio Moderno de S. José em Vila Real. Em Outubro de 1962 ingressa na Escola do Magistério Primário da mesma cidade, tendo-se formado professora do Ensino Básico, em 1964.
Após alguns anos no Ensino Básico, entra na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, terminando o curso de Histórico-Filosóficas em
Julho de 1979.
Durante todo o seu percurso tem-se dedicado às letras e são vários, os títulos que já publicou, desde 1991.
Começou pela poesia, depois pela investigação, pelo conto e ainda pela literatura infanto-juvenil. Em Abril do ano passado, por exemplo, editou o 3.º livro infanto-juvenil “O Grilo e o Passarinho”, cuja ilustração esteve a cargo da pintora naif Constância Nery.
No campo da poesia, publicou Lágrimas e Sorrisos em Sonhos de Vida (1961), Lírios do Campo (2004) e Quando o Teu Olhar (2006). No ensaio/investigação, é autora de O Mercado Feira de Lordelo - Subsídios para a sua História, (2003, Fundação A Lord). Também tem publicados vários títulos para o público infantil e juvenil: História do Zé Luís o Menino Petiz (2008, em homenagem ao pai), Sonhos de Encantar - sete histórias para imaginar (2009), O Grilo e o
Passarinho (2010) e O Ratinho, o Milho e a Flor do Vento (2013). Em 2007, editou um livro de contos, Um País Na Janela do Meu Nome.
Foi homenageada com a placa: "Honra e Mérito – Paredes Reconhece” pela Câmara Municipal de Paredes, em 2005.
Do seu longo e vasto currículo percebe-se que é uma mulher dinâmica e empreendedora, sendo sócia de diversas associações e cooperativas culturais.
Foi consultora pedagógica durante três anos da Areal Editores. Colabora com caráter permanente e regular na Revista “Presença” de A Lord.
Teve uma crónica semanal na Rádio Penafiel desde 2006 a 2010.
Em 29 de maio de 2008 foi homenageada pela Universidade de Trás-os-Montes com seu livro “Um País na janela do meu Nome” selecionado pela catedrática Doutora Assunção Morais Monteiro para apresentação e debate no “XI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação subordinado ao tema: Trás-os-Montes e Alto Douro em Contos / memória de Donzília Martins”.
Lecionou a disciplina de literatura na Universidade Sénior de Paredes nos anos 2010 e 2011 e no ano 2018 “Poesia e Literatura” na mesma instituição.
Nos 17 livros publicados, podemos encontrar poesia, conto, romance, literatura infanto-juvenil e investigação.
Notícias relacionadas
-
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
Jovem de Murça apurado para a final mundial do “Triton World Series”
20 Set 2024 -
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
Jovens de Murça prometem “muita competição" na nova época desportiva
02 Set 2024 -
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
António Borges Coelho: Historiador, poeta e professor catedrático
04 Ago 2024