Comerciantes de Murça sensibilizados para questões ambientais

06 Junho 2019

A Câmara Municipal de Murça realizou uma visita a diversos estabelecimentos comerciais, com vista a sensibilizar e a promover as boas práticas de triagem dos diferentes tipos de resíduos.

Esta ação integra-se num projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia, a fim de informar e alertar para questões de âmbito ambiental.

Foi possível visitar todos os restaurantes e uma grande parte do comércio do centro histórico, estabelecendo-se um diálogo aberto com aproximadamente 30 lojistas. A ação foi promovida pela Câmara Municipal e pela Resinorte, empresa que procede à triagem, recolha e ao tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Este tipo de iniciativas, de monitorização e informação, está integrado num plano de âmbito local, do qual já se realizaram outras ações, na sua maioria dedicadas às crianças e ao meio escolar.

Futuramente, pretende-se realizar ações de formação junto das principais instituições do concelho. Dentro desta linha de ação, está também equacionada a possibilidade da integração de um plano educativo direcionado para os alunos de todos os ciclos de ensino.

Iniciativas como esta vêm dar continuidade a trabalhos já efetuados pela autarquia, tais como a colocação de 20 eco-pilhas, cada uma constituída por três contentores distintos com capacidade para 1.100 litros, e a disponibilização de um compactador de papel e cartão. Com estas medidas, a câmara pretende alcançar a tão necessária separação dos resíduos e, desse modo, diminuir ainda os encargos financeiros.

O aumento das taxas de resíduos reciclados do município é um desafio e, simultaneamente, uma aposta da autarquia na área ambiental, de forma a convergir com as metas do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos 2020 e com compromissos internacionais neste âmbito.

Texto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"