Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Comerciantes de Murça sensibilizados para questões ambientais

Comerciantes de Murça sensibilizados para questões ambientais
06 Junho 2019

A Câmara Municipal de Murça realizou uma visita a diversos estabelecimentos comerciais, com vista a sensibilizar e a promover as boas práticas de triagem dos diferentes tipos de resíduos.

Esta ação integra-se num projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia, a fim de informar e alertar para questões de âmbito ambiental.

Foi possível visitar todos os restaurantes e uma grande parte do comércio do centro histórico, estabelecendo-se um diálogo aberto com aproximadamente 30 lojistas. A ação foi promovida pela Câmara Municipal e pela Resinorte, empresa que procede à triagem, recolha e ao tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Este tipo de iniciativas, de monitorização e informação, está integrado num plano de âmbito local, do qual já se realizaram outras ações, na sua maioria dedicadas às crianças e ao meio escolar.

Futuramente, pretende-se realizar ações de formação junto das principais instituições do concelho. Dentro desta linha de ação, está também equacionada a possibilidade da integração de um plano educativo direcionado para os alunos de todos os ciclos de ensino.

Iniciativas como esta vêm dar continuidade a trabalhos já efetuados pela autarquia, tais como a colocação de 20 eco-pilhas, cada uma constituída por três contentores distintos com capacidade para 1.100 litros, e a disponibilização de um compactador de papel e cartão. Com estas medidas, a câmara pretende alcançar a tão necessária separação dos resíduos e, desse modo, diminuir ainda os encargos financeiros.

O aumento das taxas de resíduos reciclados do município é um desafio e, simultaneamente, uma aposta da autarquia na área ambiental, de forma a convergir com as metas do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos 2020 e com compromissos internacionais neste âmbito.

Texto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"