Murça vai ter uma Estação Meteorológica

20 Maio 2019

O Município de Murça contará a curto prazo, com a instalação de uma estação meteorológica, que permitirá ter previsões e dados meteorológicos mais específicos e em tempo real para o concelho de Murça e para a região do Douro.

Esta será uma das dezanove estações implementadas no âmbito do projeto Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes (SAGMC), em todos os municípios da CIMDOURO.

O projeto Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes (SAGMC) está orientado para a adaptação às alterações climáticas e enquadra-se nas orientações e prioridades de atuação definidas na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC2020).

O SAGMAC permitirá a monitorização, previsão, alerta e uma resposta mais assertiva face à probabilidade de aumento da intensidade e frequência de fenómenos meteorológicos extremos, bem como das potenciais consequências associadas (incêndios florestais, inundações, secas, acompanhados de perdas de vidas e bens).