Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Câmara de Murça reforça combate à vespa do castanheiro

Câmara de Murça reforça combate à vespa do castanheiro
03 Maio 2019

A Câmara Municipal de Murça iniciou, dia 2 de Maio de 2019, uma nova campanha de luta biológica contra a vespa-das-galhas-do-castanheiro, praga que afeta a produção de castanha.
Esta ação que no ano anterior incidiu na Terra Fria de Murça, de acordo com a prospeção realizada pela comissão de acompanhamento, vai nesta fase dedicar a sua ação na Terra de Montanha, especialmente na Freguesia de Jou e Valongo de Milhais, com a largada do parasitoide, Torymus sinensis, que irá combater a vespa-das-galhas-do-castanheiro, Dryocosmus kuriphilus.
O Município assume os custos financeiros e articula a logística da realização destas largadas com a Associação Florestal do Vale do Douro Norte.
A vespa-das-galhas-do-castanheiro, é originária na China e foi identificada pela primeira vez no Concelho de Murça no ano 2017. É uma praga que prejudica a cultura do castanheiro, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, resultando em elevadas perdas de produção de castanha. Em estado muito avançado pode culminar no declínio e morte dos castanheiros.
O combate desta praga consiste em proceder à largada do parasitoide, que se alimentam das larvas. Esta é a única forma de combate eficaz, não causando qualquer impacto em termos ambientais nem na biodiversidade. Porém é importante ressalvar que este parasitoide não irá extinguir a praga, mas sim controlá-la, minimizando os seus efeitos negativos uma vez que se trata de uma luta biológica.