Autarquia constrói área de serviço para autocaravanas

09 Janeiro 2019

A câmara municipal decidiu criar uma área dedicada à pernoita de autocaravanas, para atender às necessidades dos inúmeros praticantes de turismo itinerante e de natureza que visitam o concelho.

Esta área encontra-se localizada no Parque Desportivo, dotada de boas condições de iluminação pública, com condições de segurança e próximo do centro urbano.

Neste espaço de descanso, foi ainda construída uma estação de serviço para as autocaravanas (ESA). Esta é uma infraestrutura com pontos de abastecimento de água potável, um local para despejo de águas saponárias e um local destinado unicamente à descarga de sanitas químicas, garantindo, assim, elevados níveis de higiene. Foram, também, disponibilizados recipientes de armazenamento de lixo.

Por iniciativa da Associação de Autocaravanismo Portuguesa (AAP), e a convite de autarquia, deslocou-se recentemente a Murça um grupo de caravanista vindo dos mais diversos pontos do país, que foram recebidos pelo executivo municipal, apresentando-lhes aquilo que de melhor Murça tem para oferecer. Em seguida visitaram alguns pontos de interesse da vila e deslocaram-se ao novo espaço dedicado precisamente aos autocaravanistas. Neste local foi o momento de apresentar a obra em pormenor e mostrar aos presentes que já era possível começarem a fazer uso de todas as serventias aí criadas.

O autocaravanismo é um movimento em expansão, muito interessante para o fluxo turístico em zonas do Interior, pelo que o executivo entende que esta obra “é importante para o desenvolvimento do turismo no concelho e de complemento à oferta da região”.

As áreas de serviço e de pernoita para autocaravanas são infraestruturas necessárias à boa prática do turismo itinerante e sustentável, sendo este um segmento com forte impacto económico nos territórios.

Com este projeto, o município “pretende colocar o concelho no mapa europeu das localidades amigas e divulgadas pelos viajantes em autocaravanas”.

Fonte: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes" (edição de 10.01.2019)