Câmara de Murça avança com a desmaterialização documental

Dsc00365 1 1024 2500
03 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Murça instalou recentemente um sistema informático de gestão documental que permite a desmaterialização de toda a documentação constante dos processos internos, que passam a tramitar em formato digital, o que permite uma gestão global e eficaz com o rápido acesso eletrónico a todos os conteúdos, além de uma redução anual significativa de custos com papel e consumíveis.

A autarquia murcense prepara-se para deixar de utilizar papel nos circuitos internos, apostando na implementação de uma solução de gestão documental. A medida assume-se como um passo essencial na modernização administrativa, permitindo aos vários serviços municipalizados atuar com maior eficiência, otimização de processos e economia de recursos humanos e financeiros e, portanto, uma melhoria notória nos serviços prestados aos munícipes.

A implementação de circuitos na Câmara Municipal de Murça permite, nomeadamente, a definição e implementação de mecanismos automáticos de encaminhamento dos pedidos e de informação, devidamente integrados no sistema de informação da autarquia, dando uma resposta adequada às reais necessidades do munícipe. Permite ainda desmaterializar toda a documentação, possibilitando a gestão global e eficaz dos processos, com o rápido acesso eletrónico a todos os conteúdos documentais e reduzindo custos com a desmaterialização dos suportes físicos tradicionais.

Com a implementação deste novo sistema, está dado mais um passo na modernização administrativa da autarquia murcense, um salto tecnológico que permitirá a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados aos murcenses.

A medida pretende melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos serviços municipais, sendo ainda uma âncora para o site autárquico do Munícipe, serviço que ainda no ano 2019 permitirá a todos os murcenses consultar em linha processos que tenham a decorrer na Câmara Municipal.