Três centenas de pessoas saborearam “As Sopas das Alheiras” em Murça

sem_nome
sopas_alheiras
28 Novembro 2019

Realizou-se em Murça, no passado dia 23 de novembro, mais uma edição das “Sopas das Alheiras”, um momento que acima de tudo pretendeu promoveu a gastronomia local. Cerca de três centenas de pessoas reuniram-se para saborear este prato tradicional. É um prato que faz parte da identidade local que, tão usual foi na casa dos transmontanos. Muitos rumaram a Murça para recordar esta iguaria de outros tempos e tantos outros para terem a experiência de a provar pela primeira vez.

A atividade teve início logo pela manhã, no Centro de Cultura de Murça. Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes, que lhes deu as boas-vindas e salientou a importância de valorizar o território através de iniciativas como esta, muito ligadas à gastronomia, à tradição e cultura, enfim, ao turismo.

Do programa fazia parte a visita guiada à Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça e à Adega Cooperativa Caves de Murça, com provas sensoriais e documentadas. Estas são duas instituições muito importantes para o desenvolvimento da economia do Concelho de Murça.

Chegou a hora do tão esperado almoço tradicional, as “Sopas das Alheiras”. Este prato de raiz bem tradicional é confecionado com uma enorme variedade de carnes de porco, com carne de vitela, carne de capoeiro e carnes fumadas. Acompanha com o pão demolhado na calda da cozedura das carnes e com a “couve do Natal” já macia pela geada. À mesa, o vinho de Murça, da região demarcada do douro, e o azeite de Murça, dos melhores do mundo, casaram na perfeição com toda a ementa que, contemplava ainda um arroz “escorridinho” de couve com chouriço e alheira.

A doçaria conventual de Murça tem presença obrigatória à mesa. Sendo que o toucinho do céu fez neste dia, as delicias de todos.

O dia das “Sopas das Alheiras” foi sempre muito animado, pelo são convívio e pela música das concertinas que acompanharam estes momentos.

A edição de 2019 das “Sopas das Alheiras”, foi considerada um sucesso, por quem visitou Murça neste dia, bem como pela organização, a Associação Amigos de Murça, com a colaboração direta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Murça.