Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Projeto de Murça finalista do Prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”

Projeto de Murça finalista do Prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”
13 Novembro 2019

Na sequência das suas políticas ambientais, a Câmara Municipal de Murça participou, pelo segundo ano, no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, com o projeto “Eco-geração Murça”. Esta iniciativa, que pretendeu fortalecer consciências no sentido da sustentabilidade e simultaneamente promover e potenciar o território junto de toda a população, com particular enfâse na comunidade jovem, foi selecionada como finalista do prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”, evidenciando o seu sucesso.

O projeto focou-se na divulgação e proteção da biodiversidade, natureza, florestas e respetivos ecossistemas, numa estreita ligação com as novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais. Ao longo da duração da iniciativa, foram desenvolvidos conteúdos para serem divulgados na internet, a fim de se fazer chegar questões relacionadas com o ambiente e com o voluntariado a uma faixa etária mais jovem. Todos estes conteúdos foram compilados num vídeo promocional, disponível no site e no Facebook do Município de Murça.

Desenvolveram-se, ainda, ações em meio natural, em todo o Concelho de Murça, interligando diferentes áreas e potencialidades do território, além das naturais, também as sociais, culturais e económicas.

No final do projeto, foi realizado um workshop com a presença de vários convidados ligados à natureza e às florestas, bem como trabalhos de reflexão sobre este tema. Através de todas estas ações, foi possível consciencializar em primeira mão os jovens do Concelho, para esta temática, e tantos outros que os que o seguiram através das redes sociais.

O sucesso do projeto “Eco-geração Murça” levou a que este fosse selecionado pelo Instituto Português da Juventude para a final regional do prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”. Na região norte, foram escolhidos apenas quatro projetos municipais, sendo o de Murça um deles, e, o único pertencente à Comunidade Intermunicipal do Douro.