Projeto de Murça finalista do Prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”

13 Novembro 2019

Na sequência das suas políticas ambientais, a Câmara Municipal de Murça participou, pelo segundo ano, no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, com o projeto “Eco-geração Murça”. Esta iniciativa, que pretendeu fortalecer consciências no sentido da sustentabilidade e simultaneamente promover e potenciar o território junto de toda a população, com particular enfâse na comunidade jovem, foi selecionada como finalista do prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”, evidenciando o seu sucesso.

O projeto focou-se na divulgação e proteção da biodiversidade, natureza, florestas e respetivos ecossistemas, numa estreita ligação com as novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais. Ao longo da duração da iniciativa, foram desenvolvidos conteúdos para serem divulgados na internet, a fim de se fazer chegar questões relacionadas com o ambiente e com o voluntariado a uma faixa etária mais jovem. Todos estes conteúdos foram compilados num vídeo promocional, disponível no site e no Facebook do Município de Murça.

Desenvolveram-se, ainda, ações em meio natural, em todo o Concelho de Murça, interligando diferentes áreas e potencialidades do território, além das naturais, também as sociais, culturais e económicas.

No final do projeto, foi realizado um workshop com a presença de vários convidados ligados à natureza e às florestas, bem como trabalhos de reflexão sobre este tema. Através de todas estas ações, foi possível consciencializar em primeira mão os jovens do Concelho, para esta temática, e tantos outros que os que o seguiram através das redes sociais.

O sucesso do projeto “Eco-geração Murça” levou a que este fosse selecionado pelo Instituto Português da Juventude para a final regional do prémio “Boas Práticas Voluntariado Jovem 2019”. Na região norte, foram escolhidos apenas quatro projetos municipais, sendo o de Murça um deles, e, o único pertencente à Comunidade Intermunicipal do Douro.