Autarquia com 10 milhões de euros no Plano e Orçamento para 2020

07 Novembro 2019

O Orçamento da Câmara Municipal de Murça para o ano 2020, com um montante superior a 10 milhões de euros, foi aprovado na reunião do executivo camarário, na terça-feira, passando agora para apreciação na próxima sessão da Assembleia Municipal.

O orçamento “contempla um significativo acréscimo” quando comparado com os orçamentos de vários anos anteriores.

As orientações centram-se nas “pessoas e no território”, através da prestação de “serviços de qualidade ao munícipe, na construção de uma base que promova o desenvolvimento da comunidade em todos os seus aspetos e, ainda, na execução de projetos que possibilitem o crescimento de Murça”.

Das Grandes Opções do Plano para 2020, destaca-se a continuidade na aposta do desenvolvimento de serviços de proximidade, “procurando dar uma resposta completa e rápida nas pretensões dos cidadãos”.

A aposta na educação merece atenção especial por parte do executivo, liderado por Mário Artur Lopes, contemplado a requalificação e modernização do Centro Escolar de Murça e a total remodelação das instalações da Escola Básica e Secundária.

Outras prioridades passam, pela “continuidade do desenvolvimento do Parque Industrial de Murça”, em que o município pretende “disponibilizar novos lotes e infraestruturas para a instalação de empresas e a criação de emprego. Ao mesmo ritmo preparam-se intervenções de remodelação e recuperação de novos equipamentos, em diversas zonas do concelho”.

A Câmara quer criar mais infraestruturas turísticas, de apoio e visitação, procurando “captar valor para o território”.

Na área social, o executivo pretende “reforçar a resposta e o apoio às situações de carência e debilidade das pessoas e famílias”.

Mária Fernandes, in Jornal “A Voz de Trás-os-Montes”