Câmara de Murça entrega os primeiros cartões que permitem a comparticipação na aquisição de medicamentos

28 Outubro 2019

Depois da assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Murça e a Associação Dignitude, começaram a ser entregues os cartões que dão acesso ao programa de apoio, aos cidadãos mais carenciados, que terão acesso gratuito a medicamentos comparticipados, através do “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”. Este apoio é reavaliado anualmente.

A medicação pode ser solicitada, em qualquer farmácia que tenha aderido ao programa, juntamente com a respetiva receita médica e o cartão que é individual e intransmissível.

Este programa que o município de Murça está a colocar em prática pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados por fragilidades económicas e sociais, garantindo que todos possam ter os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos. São beneficiários do programa as pessoas e famílias com mais dificuldades, pretendendo abranger casos de efetiva carência ou de inesperada fragilidade económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outras situações que socialmente se possam enquadrar.

Este programa revela-se fundamental para o desenvolvimento da área social, enquadrando-se numa nova geração de políticas sociais ativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Murça. Com este apoio, muitos agregados familiares do Concelho serão auxiliados, garantindo que nenhum murcense deixa de tomar a medicação de que necessita devido a dificuldade financeiras ou outras.