Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Jovens de Murça voltam a participar no "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas"

Jovens de Murça voltam a participar no "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas"
23 Outubro 2019

No âmbito do programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" a Câmara Municipal de Murça proporcionou durante 15 dias um contacto direto entre os jovens e os espaços naturais do concelho.

Pretendeu-se estreitar os laços das novas gerações com os espaços bio naturais de murça e potencializar os mesmos quer do ponto de vista ambiental, quer social ou mesmo económico.

Nesse sentido visitaram e desenvolveram ações de limpeza e de comunicação junto ao Rio Tinhela e suas margens quer na freguesia de Murça, quer em Noura/Palheiros ou mesmo Candedo.

Visitaram-se também, espaços florestais por excelência como seja a serra de São Domingos ou o Parque Florestal de Marcanho/Carvas, neste caso com visita guiada pelo Eng.º João da Costa Teixeira da Associação Florestal do Vale do Douro Norte.

Também se visitou a área do Parque Regional do Vale do Tua em Murça, nomeadamente os trilhos pedestres homologados de Porrais e da Sobreira.

Para além da promoção natural dos locais, houve clara intenção de promover outras valências correlacionadas com a floresta e com a natureza como seja os espaços geológicos, nomeadamente o geoturismo, ou a arqueologia, a observação de avifauna ou mesma a observação astronómica.

Os jovens utilizaram as ferramentas digitais para diariamente realizarem pequenos vídeos e partilhas dos espaços e das atividades, culminante o projeto com a produção de um vídeo geral das atividades.

Para além da presença direta dos jovens da natureza, todos os dias, existiram desafios extra como seja a visualização de documentários temáticas da natureza, ambiente e florestas e mesma analise e reflexão sobre imagens, frases, sendo que este trabalho era realizado após o horário do projeto e sendo as considerações/respostas enviadas e partilhadas via novas tecnologias.

Para finalizar no último dia do projeto realizou-se, quer a apresentação dos trabalhos, quer um debate entre os jovens e convidados institucionais como seja a CMM, a AFLODOUNORTE e o IPDJ onde foram debatida todas as temáticas trabalhadas sob a moderação do Prof Albertino Lousa, professor de biologia e geológica do Agrupamento de Escolas de Murça.