Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

“Balanço positivo” nos primeiros dois anos de mandato

“Balanço positivo” nos primeiros dois anos de mandato
21 Outubro 2019

O Executivo da Câmara Municipal de Murça, liderado por Mário Artur Lopes, tomou posse no dia 20 de outubro de 2017.

A meio do mandato autárquico, o presidente da Câmara de Murça faz um “balanço positivo” destes dois primeiros anos à frente dos destinos do Município, assumindo que apesar do muito trabalho já executado, há muitos projetos em curso e outros tantos para concretizar e realizar na construção no dia-a-dia de um concelho melhor.

A modernização administrativa dos serviços municipais, a reorganização interna da autarquia e a criação de serviços de proximidade de excelência, marcam até ao momento o mandato, onde a relação com as associações e instituições locais também foi reforçada, com a criação de protocolos de cooperação mais justos e dinâmicos.

O trabalho intenso desenvolvido com a colaboração e a articulação das Juntas de Freguesia, da Assembleia Municipal e dos murcenses em geral tem sido uma mais-valia, no sentido de continuarmos a caminhar rumo ao aumento da qualidade de vida no Concelho.

O investimento na educação com melhoramentos significativos no Centro Escolar de Murça e o reforço de verbas para a requalificação da Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça, são também motivos de satisfação a assinalar destes primeiros dois anos de mandato.

A criação e o melhoramento de apoios sociais, seja nas bolsas de estudo no ensino superior, no apoio à aquisição dos livros escolares dos 1.º e 2.º ciclos, na habitação social, na comparticipação municipal à aquisição de medicamentos, no fundo social de emergência, no apoio aos projetos de inclusão social de pessoas com deficiência e incapacidade, entre outros.

Ao nível das infraestruturas a autarquia está atenta às necessidades e anseios das populações. Já se iniciaram os trabalhos de expansão da Zona Industrial na União de Freguesias de Noura e Palheiros, que tem como objetivo criar melhores condições para a instalação de mais empresas no concelho; a requalificação de um espaço público no bairro do Pinheirinho, em Murça. Em breve vão iniciar-se as obras para a beneficiação da estrada de ligação entre a localidade de Penabeice e a sede da freguesia de Jou; a requalificação da área envolvente e ampliação do Cemitério Municipal de Murça e pretendemos ainda este ano lançar concurso público para a construção do interface rodoviário. Deseja-se ainda construir um Centro Social em Fiolhoso.

Também ao nível das comunicações a autarquia está empenhada em melhorar os serviços existentes, prova disso é a instalação em curso da fibra ótica nas freguesias de Fiolhoso e Carva e Vilares e o reforço do fornecimento de energia elétrica na freguesia de Candedo.

Há dois anos, Mário Artur Lopes assumiu o desafio e o compromisso de fazer uma governação autárquica diferente, poupando no acessório e gastando mais no essencial, num concelho em que o objetivo principal passa pela criação de condições para haver mais empregos e mais fixação de pessoas.

Para assinalar a data, Mário Artur Lopes pede aos murcenses para que tenham orgulho na nossa terra com quase oito séculos de história, porque esse orgulho é que nos dará força para enfrentarmos as dificuldades e construirmos um concelho melhor.