“Balanço positivo” nos primeiros dois anos de mandato

21 Outubro 2019

O Executivo da Câmara Municipal de Murça, liderado por Mário Artur Lopes, tomou posse no dia 20 de outubro de 2017.

A meio do mandato autárquico, o presidente da Câmara de Murça faz um “balanço positivo” destes dois primeiros anos à frente dos destinos do Município, assumindo que apesar do muito trabalho já executado, há muitos projetos em curso e outros tantos para concretizar e realizar na construção no dia-a-dia de um concelho melhor.

A modernização administrativa dos serviços municipais, a reorganização interna da autarquia e a criação de serviços de proximidade de excelência, marcam até ao momento o mandato, onde a relação com as associações e instituições locais também foi reforçada, com a criação de protocolos de cooperação mais justos e dinâmicos.

O trabalho intenso desenvolvido com a colaboração e a articulação das Juntas de Freguesia, da Assembleia Municipal e dos murcenses em geral tem sido uma mais-valia, no sentido de continuarmos a caminhar rumo ao aumento da qualidade de vida no Concelho.

O investimento na educação com melhoramentos significativos no Centro Escolar de Murça e o reforço de verbas para a requalificação da Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça, são também motivos de satisfação a assinalar destes primeiros dois anos de mandato.

A criação e o melhoramento de apoios sociais, seja nas bolsas de estudo no ensino superior, no apoio à aquisição dos livros escolares dos 1.º e 2.º ciclos, na habitação social, na comparticipação municipal à aquisição de medicamentos, no fundo social de emergência, no apoio aos projetos de inclusão social de pessoas com deficiência e incapacidade, entre outros.

Ao nível das infraestruturas a autarquia está atenta às necessidades e anseios das populações. Já se iniciaram os trabalhos de expansão da Zona Industrial na União de Freguesias de Noura e Palheiros, que tem como objetivo criar melhores condições para a instalação de mais empresas no concelho; a requalificação de um espaço público no bairro do Pinheirinho, em Murça. Em breve vão iniciar-se as obras para a beneficiação da estrada de ligação entre a localidade de Penabeice e a sede da freguesia de Jou; a requalificação da área envolvente e ampliação do Cemitério Municipal de Murça e pretendemos ainda este ano lançar concurso público para a construção do interface rodoviário. Deseja-se ainda construir um Centro Social em Fiolhoso.

Também ao nível das comunicações a autarquia está empenhada em melhorar os serviços existentes, prova disso é a instalação em curso da fibra ótica nas freguesias de Fiolhoso e Carva e Vilares e o reforço do fornecimento de energia elétrica na freguesia de Candedo.

Há dois anos, Mário Artur Lopes assumiu o desafio e o compromisso de fazer uma governação autárquica diferente, poupando no acessório e gastando mais no essencial, num concelho em que o objetivo principal passa pela criação de condições para haver mais empregos e mais fixação de pessoas.

Para assinalar a data, Mário Artur Lopes pede aos murcenses para que tenham orgulho na nossa terra com quase oito séculos de história, porque esse orgulho é que nos dará força para enfrentarmos as dificuldades e construirmos um concelho melhor.