-
Viver
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara de Murça e sindicato assinam acordo para fixar as 35 horas semanais de trabalho
Câmara de Murça e sindicato assinam acordo para fixar as 35 horas semanais de trabalho



Os trabalhadores da Câmara Municipal de Murça vão continuar a trabalhar 35 horas por semana, após um acordo que foi assinado hoje (quinta-feira), entre o STAL -Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, e a autarquia murcense.
José Maria Costa, presidente da autarquia, defende que a manutenção do horário de trabalho semanal de 35 horas não traz qualquer prejuízo para a prestação de serviços públicos ou para a salvaguarda do interesse público.
Por seu lado, o representante do sindicato no Município, António Alves, elogiou a abertura manifestada pela Câmara de Murça para negociar este acordo.
O ACEEP - Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública, que abrange os cerca de cento e cinquenta trabalhadores do município, foi firmado pelas 12 horas no edifício dos Paços do Concelho, na presença de representantes do STAL, do presidente da edilidade, do vice-presidente e da vereadora em regime de permanência.
Recorde-se que o Tribunal Constitucional (TC) decidiu não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.
No entanto, o acórdão do TC deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas, através de negociação de acordos colectivos de trabalho com os sindicatos.
Notícias relacionadas
-
/viver/comunicacao/noticias/noticia/murca-lidera-o-ranking-de-fundos-portugal-2020-aprovados-por-habitante-por-concelho
Murça lidera o ranking de fundos Portugal 2020 aprovados por ...
20 Jan 2021 -
/viver/comunicacao/noticias/noticia/municipio-avanca-com-toponimia-ao-fim-de-20-anos
Município avança com toponímia ao fim de 20 anos
04 Nov 2020 -
/viver/comunicacao/noticias/noticia/maioria-dos-durienses-da-nota-positiva-aos-autarcas-e-mario-artur-lopes-com-avaliacao-de-destaque
Maioria dos durienses dá nota positiva aos autarcas e Mário Artur ...
28 Out 2020