Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

2.º Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento"

25 Out 2019
2.º Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento"
Adicionar a calendário 2019-10-25 09:00:00 2019-10-25 09:00:00 Europe/Lisbon 2.º Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento" Evento
Palestras e colóquios

Faça a sua inscrição AQUI (Poderá realizar a sua inscrição até ao dia 24/10/2019, sendo que a mesma é gratuita e obrigatória. Se desejar participar no almoço, o mesmo terá um custo de 10 euros / estudantes 5 euros)

Ao ter como centralidade a relação entre património e comunidade, o 2º Colóquio Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento pretende discutir o papel dos atores sociais: educadores, professores, estudantes, associações, instituições culturais e de preservação, no tocante à salvaguarda do património material e imaterial transmontano, em ligação com o processo de desenvolvimento local, regional e transfronteiriço. Parte do pressuposto de que as mudanças mais duradouras e signifcativas, sejam elas pessoais ou comunitárias, decorrem do processo educativo. O Colóquio integra as atividades do projeto Raízes da Educação para o Futuro - REduF - financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT. Contempla tempo destinado à discussão de aspectos teóricos, práticas e experiências de intervenção e de preservação. Para tanto, utiliza uma diversificada metodologia de abordagem das questões relacionadas com a Herança Educativa, por exemplo, comunicações orais, mesa redonda, roda de conversa, entrevista, Exposição “Escolas Conde Ferreira”. Adota um multifacetado olhar sobre o contexto sociocultural da educação tendo por horizonte o contributo cultural e educativo como aprendizagem, ação, busca de rentabilização dos atrativos da região, da preservação da identidade e da possibilidade de contribuir para desenvolvimento sustentável.

O Colóquio conta com o apoio da Câmara Municipal de Murça, do grupo promotor do Centro de Memória da Educação de Murça, em colaboração com o Grupo de Trabalho História da Educação, Herança Cultural e Museologia, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE. Tem como entidades parceiras a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Instituto de Educação da Universidade do Minho.

É exatamente a importância atribuída à Educação e seu património e ao desenvolvimento, no contexto comunitário, que reunirá no Centro de Cultura de Murça, no Auditório da Biblioteca Municipal, as presenças do Dr. Mário Artur Correia Lopes, Presidente da Câmara de Murça, da Dr.ª Odete Graça, Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, do historiador da educação Prof. Doutor Vicente Peña Saavedra, da Universidade de Santiago de Compostela, do Prof. Doutor António Nóvoa, da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal na UNESCO, da Profª Doutora Maria Jesus Sanches, da Faculdade de Letras da UP, dos elementos da Equipa REduF, Prof.ª Doutora Inês Amorim, da Faculdade de Letras da UP, Prof.ª Doutora Margarida Louro Felgueiras, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP e Coordenadora do Projeto – REduF, das Prof.ªs Doutora Alice Semedo e Doutora Alice Duarte, da Faculdade de Letras da UP, além da participação de representantes da Câmara Municipal de Murça, do Agrupamento de Escolas de Murça, da Escola Profissional de Murça, da Associação dos Amigos de Murça, do Parque Natural Regional Vale do Tua, do Museu do Douro, da Câmara Municipal do Porto. O Colóquio ainda conta com a apresentação artística da Harpista Matilda Relvas Parra e da Escola de Ballet de Murça, conforme o programa do evento.

Margarida Louro Felgueiras
Coordenadora do Projeto REduF

Cartaz e Programa detalhado