- Início
- Visitar
- Descobrir
- Gastronomia
- Queijadas de Murça
Queijadas de Murça
"Estas queijadas, à semelhança do Toucinho do Céu, seriam a única iguaria a oferecer a Jesus Cristo, caso Ele voltasse a este mundo"
As Queijadas de Murça, são de origem conventual com a particularidade de a sua massa ser semelhante ao doce mais emblemático desta vila que é o Toucinho-do-céu.
A massa exterior não é alta e cozida em forma, mas uma placa que dá suporte a um recheio, massa do toucinho do céu. Neste caso, a massa externa, é preparada farinha, ovos, água, sal e gordura para dar elasticidade. O seu recheio é, a exemplo do toucinho-do-céu, confecionado com açúcar, gemas de ovo, doce de chila, amêndoas e canela.
A receita está nas mãos das doceiras de Murça. Especial referência a Dona Zezinha, guardiã do manuscrito saído do convento.
O Convento de São Bento de Murça foi criado por vontade de Simão Guedes, nono Senhor de Murça, na segunda metade do século XVI como um albergue para acolhimento de viandantes peregrinos e para assistência de pobres e enfermos. Mais tarde pediu aquele senhor licença à Santa Sé para transformar o albergue em convento e solicitou aos superiores da Ordem Beneditina o envio de religiosas para dar início a uma nova comunidade.
O novo convento continuou com a obra assistencial do albergue, designadamente tratar dos enfermos e servir refeições aos pobres, e aumentou as suas funções acolhendo senhoras e instruir e educar raparigas.
Foi com esta nova atividade do convento que se terá desenvolvido um apuramento das artes culinárias e possivelmente porque os seus instituidores viviam ao lado, mantendo a capela, comum ao convento, e que aos senhores serviria como jazigo da família.
Ora será desta última fase que se espalhou uma nova forma de receber nas casas mais abastadas, sendo fácil na região ainda associarem algumas receitas à sua origem conventual. Uma das últimas criadas do convento, Serafina Rosa Alves, teria reunido num caderno as receitas principais tendo doada à sua afilhada Hermínia Alves o citado caderno. A sua filha, Maria José, a Zezinha como é conhecida, é a atual proprietária da “Casa das Queijadas”.