-
Viver
-
Comunicação
-
Notícias
- Murça acolheu colóquio Internacional sobre Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento
Murça acolheu colóquio Internacional sobre Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento




































Murça discute património e desenvolvimento durante o "II Colóquio Internacional Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento"
O II Colóquio Internacional de Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento reuniu em Murça, com a presença do Presidente da Câmara Mário Artur Correia Lopes, investigadores de Espanha e Portugal, para debaterem o tema “Património e Desenvolvimento”, envolvendo professores e estudantes dos diversos graus de ensino e instituições dedicadas à preservação e divulgação do património cultural.
A programação contou como convidado o embaixador português na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, que fez a conferência de encerramento alertando para a importância da educação e de uma cultura humanizante, que propicie a convergência de saberes que estimule a vivência dos direitos humanos e a paz. Participaram além da equipa do projeto Raízes da Educação para o Futuro, o Prof. Vicente Saavedra, da Universidade de Santiago de Compostela e a Prof.ª Maria Jesus Sanches, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que abordaram a importância da preservação do património educativo da Galiza e arqueológico de Murça.
Entre as atividades do Colóquio destacamos a inauguração da exposição “Escolas Conde Ferreira”, amavelmente cedida pela Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça, na antiga escola n.º 1, onde se localizará o Centro de Memória, que o Projeto REduF, financiado pela FCT e coordenado pela Prof.ª Margarida Louro Felgueiras, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, está a implementar, com a participação da Autarquia de Murça.
Destacamos ainda as atividades que envolveram crianças e jovens, como a “roda de conversa” sobre a herança educativa a partir das suas experiências durante o Campo de Férias de verão promovido pela Câmara Municipal, na qual o Centro de Memória participou.
Eventos desta natureza, que refletem sobre as potencialidades da região e seu desenvolvimento, envolvem as forças vivas de Murça e trazem pessoas de áreas distantes a conhecer Murça e seus talentos, como é o caso da jovem harpista Matilde Relvas e das alunas da Escola de Ballet, dirigida pela professora Virgínia Cardoso, contarão sempre com o apoio da Autarquia e do Presidente Mário Artur Correia Lopes.
Notícias relacionadas
-
/viver/comunicacao/noticias/noticia/zumba-kids-criancas-mais-ativas-e-saudaveis
“Zumba Kids”: Crianças mais ativas e saudáveis
07 Nov 2019 -
/viver/comunicacao/noticias/noticia/teatro-para-celebrar-o-s-martinho
Teatro para celebrar o S. Martinho
06 Nov 2019 -
/viver/comunicacao/noticias/noticia/4-edicao-da-travessia-transmontana-com-paragem-obrigatoria-em-murca
4.ª edição da Travessia Transmontana com paragem obrigatória em Murça
16 Out 2019