Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

De hoje e até domingo, Murça promove os produtos locais

59911516 2417272574970451 6499300557058998272 o 1 1024 2500
10 Maio 2019

De hoje e até domingo, a Vila de Murça promove os produtos locais em mais uma edição da Feira Franca "Porca de Murça".

Um certame organizado pela autarquia murcense, conta com uma média de 100 expositores, e são esperados milhares de visitantes no Parque Desportivo de Murça.

Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, afirma que esta é uma feira em crescimento, sendo este ano esperada uma das melhores edições de sempre:

"É uma feira que tem vindo a crescer, tal como todas as que têm acontecido aqui à volta.

É um certame local que procura, acima de tudo, valorizar aquilo que temos de melhor, como a doçaria conventual, os vinhos, azeite, frutos secos, o património e a gastronomia, e contamos ainda com momentos de cultura, tradição elúdicos com gaitas de fole e arruadas de bombos.

Portanto, procuramos valorizar a nossa identidade.

A expectativa é que hajam sempre muitos visitantes, nas edições anteriores têm sido milhares de pessoas a passar pela feira, estamos preparados para isso.

Cremos que esta será uma das melhores feiras de sempre aqui no concelho.”

Além da promoção dos produtos locais, o certame conta com várias atividades culturais, e a animação não fica fora do cartaz, acrescenta o presidente:

"Hoje, primeiro dia da feira, cerca das 16h temos um desfile de “Porquinhas de Murça” no qual as crianças das escolas vão fazer uma homenagem ao nosso símbolo que é a Porca de Murça. Teremos depois uma recriação histórica com o Frei D. Diogo de Murça e os Doces Conventuais, a seguir vamos ter o concerto musical com a Banda Marcial de Murça por volta das 21h, ao qual se segue um arraial musical com o Grupo Dupla Face.
No sábado, durante a tarde haverá uma apresentação de prova de vinhos brancos do concelho de Murça. Ao fim do dia, haverá animação com os Sons do Minho e, a seguir, continua o arraial com o grupo Impakto.
No domingo, às 9h, tem início uma grande concentração de carros clássicos. Durante a tarde, teremos mais um momento de recriação histórica com El Rei D. Sancho II que atribuiu o foral a Murça em 8 de maio de 1224.”

Em paralelo, decorre nos restaurantes aderentes de todo o concelho uma rota gastronómica em que são confecionados pratos típicos daquele município.

A abertura oficial do certame acontece amanhã às 17h e conta com a presença do presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Também a Rádio Onda Livre vai marcar presença no certame com vários diretos ao longo dos três dias.

No entanto, as festividades naquela vila do distrito de Vila Real já começaram no passado dia 8 de maio, Feriado Municipal.

 

Texto: Rádio Onda Livre