Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Autarquia reativa Rede Social para combater pobreza

Autarquia reativa Rede Social para combater pobreza
27 Fevereiro 2019

Com o objetivo de afirmar uma nova geração de políticas sociais ativas, a Câmara Municipal de Murça reativou recentemente a Rede Social, um programa que incentiva os organismos do setor público, instituições de caráter solidário e outras entidades da área social a unirem esforços para lidar com situações de pobreza e de exclusão social.

Ao promover o desenvolvimento social através de um trabalho em parceria, a Rede Social irá permitir uma melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, nomeadamente àqueles em situação de vulnerabilidade.

Pretende-se que as entidades envolvidas tenham uma visão partilhada dos problemas sociais que existem na área, que definam um conjunto de objetivos, prioridades, estratégias e ações e que utilizem de forma racional os recursos disponíveis. Para tal, a nível local, são criadas plataformas de planeamento e coordenação da intervenção local. Em Murça, existe o Conselho Local de Ação Social (CLAS), que reuniu no passado dia 20 de fevereiro, com o objetivo de reativar a Rede Social, que os anteriores executivos municipais tinham deixado cair.

Na reunião estiverem presentes mais de duas dezenas de representantes de instituições e organismos que desenvolvem a sua ação no concelho de Murça, bem como as juntas de freguesia do concelho. Esta Primeira Assembleia contou com a presença do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, José Rebelo.

Este encontro de trabalho, presidido pelo presidente da câmara municipal, Mário Artur Lopes, serviu, também, para eleger o núcleo executivo do CLAS, constituído por cinco elementos de entre os parceiros do Conselho Local. Sendo a autarquia e a Segurança Social membros obrigatórios, os restantes membros eleitos representam o Centro de Saúde de Murça, o Agrupamento de Escolas de Murça e a Associação Diferenças Nulas (ADN), uma associação de cariz social e solidário, recém-criada no Concelho de Murça.