A RTP e o elenco da série “Soldado Milhões” visitaram a terra onde nasceu Aníbal Milhais

26 Outubro 2018

No momento em que se assinala o centenário da Primeira Guerra Mundial, a RTP1 irá emitir a minissérie Soldado Milhões, um trabalho de três episódios sobre o herói português da Primeira Guerra Mundial: Aníbal Augusto Milhais.

Acompanhe a homenagem aos milhares de soldados portugueses que combateram na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial, a partir de 3 de novembro, nas noites de sábado na RTP1.

A RTP e o elenco da série visitaram a terra natal de Aníbal Augusto Milhais, o Soldado Milhões. Neste encontro, inicialmente em Murça, fomos recebidos pelas entidades locais onde se juntou a família do Soldado Milhões para uma pequena apresentação da série à população local. De seguida, teve lugar uma visita a Valongo de Milhais, aldeia onde nasceu e viveu o Soldado Milhões.

Em Soldado Milhões vamos conhecer a história do único soldado raso condecorado com a mais alta distinção militar portuguesa, a Ordem de Torre e Espada. Aníbal Augusto Milhais é um entre os 75 mil soldados enviados para a Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, contrariando ordens superiores, enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs e garantiu a retirada dos companheiros.

João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, António Pedro Cerdeira, Raimundo Cosme, Isac Graça, Graciano Dias, Lúcia Moniz e Nuno Pardal são alguns dos nomes que compõem o elenco de Soldado Milhões, um trabalho dos realizadores Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa.

Na série Soldado Milhões acompanhamos o percurso do soldado Milhais, que valia milhões, através das suas memórias da guerra.

Texto: RTP

Fotos: Pedro Pina