Feira Franca "Porca de Murça" recebeu milhares de visitantes

Feira franca  1 1024 2500
14 Maio 2019

Para promover aquilo que de melhor se faz no concelho, Murça esteve em festa nos dias 10, 11 e 12 de maio, com a realização da segunda edição da Feira Franca Porca de Murça.

O evento, que contou com a exposição e a prova de diversos produtos gastronómicos e com muita animação, revelou-se um enorme sucesso, tendo sido visitado por milhares de pessoas de dentro e de fora do município.

Neste certame estiverem em destaque os produtos regionais, os vinhos, o azeite, a doçaria conventual, a carne de porco, os enchidos, as empadas e tudo aquilo que de melhor se faz em Murça e que faz parte da tradição local. Adicionalmente, esta feira anual teve como objetivo proporcionar aos empresários locais uma oportunidade de divulgação e de dinamização dos seus negócios.

Para além da divulgação da gastronomia, a feira contou com diversas iniciativas de cariz cultural. Arruadas de bombos, gaitas de foles, recriações históricas e até um desfile de "Porquinhas de Murça", no qual participaram mais de 300 crianças, fizeram parte do recheado programa da "Feira Franca 2019". Como é habitual, realizaram-se concertos de diversos grupos, com destaque para a apresentação da Banda Marcial de Murça, na noite de sexta-feira, e para o concerto do grupo "Sons do Minho", no sábado.

Paralelamente à realização da feira, decorreu mais uma edição do "Roteiro Gastronómico", uma iniciativa da qual fizeram parte os restaurantes de Murça e que pretende, também, divulgar a gastronomia, os vinhos e o azeite. Quem passou por Murça pôde experimentar pratos tradicionais à base de carne de porco, cabrito e cordeiro de montanha, pratos de caça, enchidos, queijos e pão cozido em forno de lenha. Para sobremesa, estiverem sempre presentes à mesa o toucinho-do-céu e a queijadas, reis da doçaria conventual.

Os milhares de visitantes que passaram por Murça nestes três dias puderam experienciar momentos agradáveis entre amigos e família, enquanto desfrutavam de tudo de bom que Murça tem para oferecer.

Texto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"