Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Biblioteca Municipal de Murça disponibiliza o seu catálogo bibliográfico on-line

Biblioteca Municipal de Murça disponibiliza o seu catálogo bibliográfico on-line
21 Setembro 2015
Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Murça disponibiliza on-line, desde o passado dia 16 de setembro, data em que se assinalou o seu décimo aniversário, o seu catálogo bibliográfico, dando a conhecer à comunidade as suas coleções e fundos documentais, numa primeira fase através da pesquisa de cerca de 10 mil obras bibliográficas.

O catálogo encontra-se disponível no website do Município na secção da biblioteca e oferece ao leitor a possibilidade de efetuar pesquisas simples e avançadas através Internet, nos variados suportes como o computador, tablet ou telemóvel.

Numa segunda fase ainda em estado de implementação, o leitor/utilizador poderá criar uma área reservada de gestão pessoal onde acederá:

– Reservar obras;

– Efectuar ou renovar empréstimos;

– Consultar o seu histórico de empréstimos;

– Alterar a sua informação pessoal: morada, contactos, senha de acesso;

– Enviar sugestões relativas a novas aquisições:

– Adicionar tags (etiquetas identificadoras) aos registos bibliográficos.

A disponibilização deste catálogo on-line, é fruto de um trabalho de cooperação entre os técnicos da biblioteca e o gabinete de informática da autarquia, que permite agora uma gestão totalmente informatizada deste equipamento municipal.

A plataforma utilizada é o Biblivre, um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas.

O Biblivre utiliza padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário aceder a diferentes bibliotecas em todo mundo.

O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional do Brasil (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.

É assim mais um passo na modernização administrativa do Município de Murça,