Murça promove Azeite e Vinho no próximo fim-de-semana

05 Maio 2014

O Município de Murça celebra no próximo dia 8 de Maio, 790 anos de autonomia Municipalista (1.ª Foral da Vila de Murça estabelecido a 8 de Maio de 1224).

O Feriado Municipal, 8 de Maio, tem sido o mote para a realização da feira de atividades económicas, este ano designada de Feira do Azeite e do Vinho, que se desenvolve em Murça, e que este ano decorre a décima edição, de 9 a e 11 de Maio.

Evento surgido em 2004, dentro do programa da Semana do Município, começou por ser um espaço de exposição de artesanato, etnografia e feira do livro tendo recebido, nos anos seguintes o azeite, o vinho, a doçaria e demais produtos regionais.

Paulatinamente a Feira foi progredindo, deixou a pequena tenda e passou a ocupar um espaço maior, afirmando cada vez mais a vertente comercial.

José Maria Costa, presidente da Câmara de Murça, adianta que a edição de 2014 trás algumas novidades. “Vamos promover as Jornadas Técnicas de Agricultura e Floresta associadas à feira, uma iniciativa de duas associações de produtores, uma da área florestal e outra de uma organização de apoio aos agricultores e em parceria com a autarquia, dias 9 e 10. Esperamos que seja mais um momento para os nossos produtores aproveitarem para obter mais conhecimentos técnicos”.

Segundo o autarca, “as jornadas vão incidir sobre a temática, do azeite, do vinho, do mel e de outros produtos ligados com a floresta, nomeadamente, cogumelos, onde se irá também organizar um workshop”.

José Maria Costa adiantou ainda que a preparação da décima edição, acontece também com o objectivo de se “procurar que este certame traga a Murça exemplos de empreendorismo e que os nossos agentes possam reter referências como exemplo e a partir daí replicá-lo. Procurar também que a população do nosso concelho possa organizar-se em pequenas empresas e aí ter uma mais valia do seu produto. E ainda, o aspecto da divulgação do concelho e também a apresentação dos produtos locais a toda a região e todo o País, prova disso mesmo é a aposta na transmissão e realização do programa da SIC Portugal em Festa, realizado a partir da FAV 2014”.

Murça tem azeite e vinho que é produzido com tal qualidade, que todo o País conhece e reconhece com distinção. Venha provar e saborear as últimas colheitas, conhecer alguns dos seus segredos e da sua história junto dos produtores. Mas, Murça tem ainda outros encantos que convidam a ficar e a descobrir a nível turístico e gastronómico. Venha descobrir o património que se vê e que nos invade os sentidos… Venha até Murça conhecer os produtos de excelência deste concelho.