143º aniversário da Banda Marcial de Murça

25 Novembro 2013

No passado fim-de-semana, 24 e 25 de Novembro, a Banda Marcial de Murça comemorou o seu 143.º aniversário. O programa inclui uma arruada pela vila, romagem ao cemitério local em homenagem aos músicos e associados falecidos, missa solene em honra de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e um almoço de confraternização.

O ponto alto destas comemorações aconteceu com a realização de um Concerto de Santa Cecília, com a presença de muitas entidades locais entre as quais o vice-presidente e a vereadora da Câmara Municipal de Murça.

Fundada em 1870 por um oficial francês foragido da guerra franco-prussiana, a Banda de Murça tem sido fundamental na difusão da cultura local, sendo actualmente constituída por 55 elementos sob a direcção de Heitor Barros.

A sua escola de música com o nome do murcense José Luís Borges Coelho, maestro e músico distinguido em festivais internacionais é uma das principais referências na passagem de mais um aniversário desta colectividade murcense.