Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Jovem murcense lança conto infanto-juvenil com apoio da autarquia

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
23 Novembro 2015
Biblioteca

Carla Santos Correia nasceu a 13 de fevereiro de 1989, em Lisboa, e veio para Fonte Fria (pequena aldeia no Município de Murça) com apenas três anos onde frequentou a escola primária de Vilares, ingressando no 5.º ano na Escola EB2,3 c/ Sec. Murça onde concluiu o 12.º ano.

Em 2009 entrou em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, terminando a licenciatura em 2013, presentemente frequenta o estágio para ingresso na Ordem dos Advogados.

A autora que aos 26 anos vê lançado o seu primeiro livro infanto-juvenil, não é, no entanto, estreante no mundo das letras. Apaixonada pela escrita e pela leitura desde cedo, ganhou vários prémios na área, onde se destaca ter vencido as Olimpíadas da Leitura, aos dez anos. É do sonho da escrita que surge agora a "Gotinha Exploradora", conto ambiental que pretende aliar à necessidade de despertar nos mais jovens não apenas o gosto pela leitura e pela produção literária mas também a consciência da finitude e escassez dos recursos ambientais ao nosso dispor, ao mesmo tempo que transporta para o espírito da criança valores como a amizade, o altruísmo, o companheirismo e o sentimento de entreajuda e proteção das espécies e da ‘Mãe Natureza’.

A Câmara Municipal de Murça associou-se desde a primeira hora, não só por se tratar de uma jovem escritora do concelho, mas porque a temática do conto se enquadra nos objetivos pedagógicos, nomeadamente a educação ambiental. Todas as crianças do 1.º ciclo vão receber o livro e o mesmo será documento de trabalho para um projeto de sensibilização ambiental e florestal que decorrerá durante o segundo período letivo numa articulação com o agrupamento de escolas de Murça.

A apresentação da obra decorreu na Biblioteca Municipal de Murça, na passada sexta-feira, e contou com a presença da Chiado Editora, da autora, de Joaquina Vaz Cardoso, e da Escola de Música da Banda Marcial de Murça, que se associou ao projeto e desenvolveu dois momentos musicais.