Décimo aniversário da Biblioteca Municipal de Murça

14 Setembro 2015
Biblioteca

A celebração do décimo aniversário da Biblioteca Municipal de Murça pretende, como objetivo principal, a evocação da sua atual Missão enquanto biblioteca pública ao serviço dos murcenses. A Biblioteca Municipal de Murça comemora, no dia 16 de setembro, dez anos de existência, continuando a destacar-se não só pelos serviços que oferece ao público, mas também pelo espaço acolhedor, do interior, e pela agradável zona envolvente que convida ao estudo ou a uma leitura ao ar livre.

Ler os jornais diários ou revistas especializadas, requisitar algumas das mais recentes novidades editoriais, consultar obras de referência ou aceder à internet são alguns dos serviços disponíveis. Do acervo desta biblioteca também fazem parte alguns exemplares dos livros que integram o Plano Nacional de Leitura e que estão, igualmente, disponíveis para empréstimo. Na Biblioteca decorrem regularmente atividades para grupos familiares, público em geral ou outras especificamente dirigidas à população escolar (como ateliês, hora do conto), que promovem o gosto pelo livro e incentivam à leitura.

Investigadores ou estudantes podem requerer o apoio do Serviço de Referência desta biblioteca para pesquisas específicas, sempre com a garantia de que o mais brevemente possível lhes será dada uma resposta.

Brevemente e caso não possa deslocar-se à biblioteca para consultar os títulos disponíveis poderá fazê-lo à distância, via internet, a qualquer hora e em qualquer lugar, no endereço www.cm-murca.pt. Encontro com escritores é uma das atividades que marcará este décimo aniversário, sendo o escritor convidado João Pinto Coelho, a fazer as honras da casa, com a apresentação do livro “Perguntem a Sarah Gross”.

Também a pintura terá o seu espaço, com a inauguração na Galeria de Exposições do Auditório Municipal, da mostra intitulada “ Viagens na noite” de António Santos Silva.

A Biblioteca Municipal de Murça situada junto ao Parque Urbano de Murça continua a aumentar o número de leitores, visitantes, empréstimos e documentos disponíveis. Em 2015 a BMM conta com mais de 1800 utilizadores inscritos e em 2014 emprestou mais de três mil documentos.