"Jantar com Histórias de Pijama" na Biblioteca Municipal

15 Dezembro 2014
Biblioteca

Meia centena de crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, participaram na segunda edição do “Jantar com Histórias de Pijama”, que se realizou na passada sexta- feira 12 de dezembro na Biblioteca Municipal de Murça.

Acompanhados por técnicos deste equipamento cultural, os participantes entraram numa verdadeira aventura, onde não faltaram, filmes, jogos e histórias, acompanhadas por uma ementa especial.

Esta iniciativa acontece como resultado de uma aposta em proporcionar às crianças, contacto regular com os livros e com a leitura e serem focos difusores do gosto e do prazer de ler, numa verdadeira promoção do livro e da leitura junto do público mais jovem.

Com os pijamas vestidos, os participantes viveram assim um momento de partilha entre muitas histórias e milhares de livros, reunindo-se assim todos os ingredientes para fazer desta iniciativa uma experiência a recordar. Contrariamente ao que acontecia até há cerca de 15 ou 20 anos, as bibliotecas deixaram de ser espaços fechados, reservados a meia dúzia de escolhidos e passaram a ser espaços abertos a todos e com múltiplas utilizações (acesso à Internet, empréstimo de livros e outros materiais, ateliers de informática, etc…) mas onde o livro e a leitura ocupam (ainda) um espaço central.

Tornou-se um lugar comum dizer que a promoção do livro e da leitura deve iniciar-se o mais cedo possível e daí a oferta de diferentes atividades dirigidas aos mais jovens, como a hora do conto, encontros com escritores, leituras encenadas. De referir ainda que o "Jantar com Histórias de Pijama" foi uma iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Murça.