Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Fim-de-semana Gastronómico

07 e 08 Mai 2016
Fim-de-semana Gastronómico
Adicionar a calendário 2016-05-07 12:30:00 2016-05-08 12:30:00 Europe/Lisbon Fim-de-semana Gastronómico Restaurantes de Murça - 5090 Murça, Portugal
Iniciativas

À mesa serve-se tradição… A gastronomia é o espelho das gentes desta terra. Do seu modo de vida, da sua história e tradição. Os pratos à base de carne de porco, engordados com o milho e castanha, o cabrito e o anho, criados nos montes da Terra Fria e da Montanha, as carnes de caça das serras e montes destas paragens ou os peixes das águas límpidas e fulgurosas, são servidos à nossa moda. Rica e Farta. A bola de carne, o pão e o folar, cozidos nos velhos fornos, são iguarias sem as quais não se passa. Dos temperos fazem parte os finos azeites desta terra com Denominação de Origem Controlada. A doçaria conventual, testemunhada fielmente pelo Toucinho-do-céu e pelas queijadas, permite saborear o saber de outros tempos. Deixado pela mão certa das Freiras Beneditinas. Nesta terra de grandes contrastes, o douro é, douro puro. Os “ Vinhos de Murça “ retratam o que de melhor se faz nesta Região Demarcada, a primeira do mundo. Provem-se os excelentes vinhos de mesa, ou os adamados vinhos generosos, néctares da terra quente. Tudo se perpetua por obra e raça das gentes de Murça…

Cozido à Portuguesa

imagem

Ingredientes: carnes de porco (todas as partes); carne de vaca para cozer, galinha, linguiça e salpicão, chouriço de sangue, couve, cenoura, batata.

Cozer todas as carnes e enchidos numa panela grande. As carnes que forem mais salgadas devem ficar de molho previamente umas horas e só depois se colocam a cozer. Regue a água da cozedura com um fio de azeite e tempere a gosto. Por ordem de cozedura; vão-se tirando os enchidos, depois as carnes de porco, e só no fim é que se retira a carne de vaca e a galinha velha, depois de bem cozida. Aproveitando a mesma água de cozer as carnes, coloque os legumes e a batata. Quando servir não esqueça o galheteiro com o bom azeite de Murça.

Toucinho-do-Céu de Murça

imagem

O processo de fabrico destas doçarias é hoje executado com o mesmo cuidado e forma que o foi no passado. As grandes panelas de ferro onde a chila é cozida ao lume, ao forno tradicional a lenha, sinónimo da qualidade, é hoje uma marca de tradição, património e cultura do concelho. É pois com muito orgulho que se preserva este ofício, das freiras beneditinas, onde se aprendeu a confecionar estas doçarias. E assim tem vindo, de pais para filhos… Um segredo bem guardada das Freiras Beneditinas de Murça!

Animação

Celebração dos 792 anos do Foral de Murça a 8 de maio com: 12.ª Edição da Feira do Azeite e Vinho (FAV 2016): Trata-se de uma feira com exposição de artesanato, etnografia, gastronomia, produtos regionais, com evidente destaque para os produtores de vinho e de azeite. Animação musical todos os dias, eventos desportivos e culturais Noite com muita animação e música. Consultar programa detalhado em www.cm-murca.pt

Restaurantes

Nome do Estabelecimento Endereço Telefone
Borges Lugar do Ratiço – Murça 259511302
Miradouro Curvas de Murça – EN 15 259512461
Terra Quente Lugar de Covelas 259512651
Vitorino Rua Frei Diogo de Murça (Largo da Porca) 259512630

 





Local:
Restaurantes de Murça - 5090 Murça, Portugal