Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

1.º Colóquio - Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento

21 Nov 2018
1.º Colóquio - Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento
Adicionar a calendário 2018-11-21 14:00:00 2018-11-21 14:00:00 Europe/Lisbon 1.º Colóquio - Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento Inscrições online AQUI Auditório Municipal de Murça
Palestras e colóquios

Inscrições online AQUI

A Educação tem sido afirmada desde o pó segunda Guerra Mundial como um investimento público e das famílias indispensável ao desenvolvimento dos países. Em Portugal o seu reconhecimento como fator de desenvolvimento foi tardio e lento, que em parte justifica os problemas com que a educação se tem debatido até à atualidade. A Herança Cultural, considerada um fator de identidade dos países e das populações foi considerada sob o olhar estreito do nacionalismo e limitada a momentos e ícones do passado, que melhor serviam a afirmação nacional. Cultura, Educação e Desenvolvimento foram olhados como universos fechados, que remetiam a universos científicos insulares e desligados da vida das populações.

O colóquio visa apresentar e debater perspectivas que unem estes três domínios, no sentido compreender a rede de interacções complexas que se tecem entre eles, com vista a uma acção concertada da educação e da herança cultural, ao serviço de um desenvolvimento sustentável, que tenha como primeiro destinatário as populações.

Inserido nas atividades do projeto Raízes da Educação para o Futuro - REduF - financiado pela FCT, o colóquio conta com o apoio da Câmara Municipal de Murça, do grupo promotor do Centro de Memória da Educação de Murça em colaboração com o Grupo de Trabalho História da Educação, Herança Cultural e Museologia, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e do CIIE. Conta com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Murça, do historiador da educação Prof. Doutor Agustín Escolano Benito, Prof. Emérito da Universidade de Valladolid e Diretor do Centro Internacional de Cultura Escolar- CEINCE, Prof.a Doutora Inês Amorim, Prof.a Associada com Agregação da Faculdade de Letras da UP, Margarida Louro Felgueiras, Prof. Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP e Coordenadora do Projeto REduF, da Doutora Anabela Amaral, membro do REduF e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira Alves e das mestres Patríca Magalhães e Susana Saborano, que estagiaram no Centro de Memória da Educação de Murça.

Margarida Louro Felgueiras

(Coordenadora do Projeto REduF)

 

  • CTZ_coloquioCEHCeD2018
    Cartaz do evento
  • CTZ_PROGcoloquioCEHCeD2018
    Programa
Horário:

14h00

Local:
Auditório Municipal de Murça