Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

29 Abr 2017
Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Adicionar a calendário 2017-04-29 15:00:00 2017-04-29 15:00:00 Europe/Lisbon Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Auditório Municipal de Murça
Música

O Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto fundado em 2004, visa promover o Fado Académico em toda a sua plenitude, beleza e culto. Para a constituição deste grupo e vivendo actualmente a sua segunda formação, contribuíram em muito as serenatas da nossa "mui nobre e sempre leal..." Academia do Porto, aliadas indubitavelmente ao espírito praxístico vivido.

A origem do Fado, um estilo musical tipicamente português, é de difícil localização temporal e geográfica. Pensa-se que o fado terá nascido a partir de cânticos do povo muçulmano, marcadamente dolentes e melancólicos. A palavra Fado deriva do latim “fatum”, que significa destino, rumo implacável que está para além da vontade humana.

A Canção Coimbra ou Fado Académico está associado aos temas de amor, realizado nas célebres serenatas à pessoa amada e ao findar de um ciclo da vida concretizado na despedida da universidade. Nesta variante do fado, destaca-se o nome do guitarrista Artur Paredes, pai de Carlos Paredes, intérprete inovador do estilo coimbrão de tocar guitarra. Outros grandes nomes do Fado de Coimbra incluem Luiz Goes, Edmundo Bettencourt, António Menano, Armando Goes, Adriano Correia de Oliveira, entre outros.

Temos consciência da responsabilidade que esta intenção acarreta e por consequência a enorme respeitabilidade que lhe advém.

Até que o Fado nos encontre em breve...

É com este espirito que o Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai apresentar o seu espectáculo no próximo dia 29 de abril, no Auditório Municipal de Murça. 

Horário:

22:00h

Local:
Auditório Municipal de Murça