Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

100 anos de La Lys | 100 anos do Soldado Milhões

08 Abr 2017
100 anos de La Lys | 100 anos do Soldado Milhões
Adicionar a calendário 2017-04-08 16:00:00 2017-04-08 16:00:00 Europe/Lisbon 100 anos de La Lys | 100 anos do Soldado Milhões Evento
Exposições

A Câmara Municipal de Murça, vai homenagear no próximo sábado, 8 de abril, todos os naturais do concelho que participaram na Grande Guerra (1914/1918), com especial destaque para o soldado Milhões que se tornou herói da Primeira Guerra Mundial ao enfrentar sozinho uma ofensiva alemã, na batalha que decorreu numa planície pantanosa banhada pelo Rio Lys e seus afluentes.

As forças portuguesas assumiram a disposição de um trapézio, cuja face voltada para o inimigo se estendia por 11 km, e dispuseram-se em três linhas de defesa. Este foi um dos mais sangrentos confrontos em que esteve envolvido o Corpo Expedicionário Português, que aqui teve as seguintes baixas: 1341 mortos, 4626 feridos, 1932 desaparecidos e 7440 prisioneiros.

No arranque das comemorações dos 100 anos da Batalha de La Lys | 100 anos do Soldado Milhões, que a Câmara Municipal de Murça pretende promover durante um ano, vão-se realizar três atividades.

Assim, de 8 de abril a 15 de maio, estará patente na Galeria de Exposições do Auditório Municipal, uma exposição que retrata a participação portuguesa na Grande Guerra, denominada “Uma guerra e muitos homens, um concelho e o Milhões”. Esta iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Murça e do Exercito Português, que conta com a colaboração do Museu Militar do Porto.

Também neste dia, terá lugar um concerto evocativo de homenagem ao Corpo Expedicionário Português, que na madrugada de 9 de abril de 1918 despertou violenta na Flandres, onde foram esmagados por uma força alemã muito superior. A batalha de La Lys ficou marcada pela perda de milhares de homens entre mortos, feridos e prisioneiros. O concerto evocativo estará a cargo do Coro do Instituto Politécnico de Bragança.

O Município de Murça aproveita a ocasião, para perpetuar a participação de muitos murcenses entre os quais se destaca Aníbal Augusto Milhais, conhecido pelo Herói Milhões. A autarquia vai assim apresentar publicamente o livro “O Concelho de Murça na Grande Guerra”, da autoria do Tenente-Coronel Dinis Costa.

Recorde-se que Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial em março de 1916 e sofreu uma das maiores derrotas militares de sempre na Batalha de La Lys, considerada como “a Alcácer Quibir do século XX”.

Horário:

21:00h