Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Campanha de sensibilização “Portugal Chama”

Campanha de sensibilização “Portugal Chama”
08 Agosto 2019

Câmara Municipal de Murça associa-se a campanha contra fogos rurais.

"Portugal Chama" é o mote da campanha que visa mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios, lançada pela AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Câmara Municipal de Murça associa-se à campanha de mobilização nacional, e através dos vários serviços web da autarquia onde irá promover as mensagens de sensibilização para a prevenção de fogos rurais.

Esta campanha é para mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios. “Portugal Chama” é o mote da campanha nacional de mobilização, que é propositadamente lançada antes do verão e do habitual período da época de fogos, para mobilizar para a mudança de comportamentos antes da época crítica chegar.

 

Seja prudente:

  • As queimas e queimadas não são aconselhadas na época de verão e têm regras para serem feitas. De facto, são responsáveis por mais de metade dos incêndios em Portugal.
  • Não lance foguetes.
  • Não use máquinas agrícolas nos dias de risco máximo de incêndio.
  • É fundamental que os proprietários cadastrem e tratem dos seus terrenos. 94% da área florestal pertence a privados e a negligência é uma das grandes causas da ignição e propagação do fogo.
  • Nos dias mais graves de incêndios é impossível que os recursos operacionais cheguem a todo o lado, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio.