Campanha de sensibilização “Portugal Chama”

08 Agosto 2019

Câmara Municipal de Murça associa-se a campanha contra fogos rurais.

"Portugal Chama" é o mote da campanha que visa mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios, lançada pela AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Câmara Municipal de Murça associa-se à campanha de mobilização nacional, e através dos vários serviços web da autarquia onde irá promover as mensagens de sensibilização para a prevenção de fogos rurais.

Esta campanha é para mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios. “Portugal Chama” é o mote da campanha nacional de mobilização, que é propositadamente lançada antes do verão e do habitual período da época de fogos, para mobilizar para a mudança de comportamentos antes da época crítica chegar.

Seja prudente:

• As queimas e queimadas não são aconselhadas na época de verão e têm regras para serem feitas. De facto, são responsáveis por mais de metade dos incêndios em Portugal.
  • Não lance foguetes.
  • Não use máquinas agrícolas nos dias de risco máximo de incêndio.
  • É fundamental que os proprietários cadastrem e tratem dos seus terrenos. 94% da área florestal pertence a privados e a negligência é uma das grandes causas da ignição e propagação do fogo.
  • Nos dias mais graves de incêndios é impossível que os recursos operacionais cheguem a todo o lado, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio.