Aviso à População n.º 15​ - Perigo de Incêndio Rural

18 Julho 2019

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de amanhã, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa, salientando-se que:

Para o dia de amanhã, 19 de julho

• A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio, onde haverá fraca recuperação noturna;
• Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 38ºC no Algarve;
• Vento moderado (até 30 km/h) de quadrante norte na região norte até final da manhã e temporariamente forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas durante a tarde e início da noite.

Para sábado, 20 de julho

• A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio;
• Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 36ºC junto à fronteira da região centro e do Alentejo;
• Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, sendo de norte na região sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do centro e sul, em particular durante a tarde e início da noite.

Para domingo, 21 de julho

• Existirá recuperação da humidade relativa na região do litoral oeste sendo da ordem dos 20 no interior;
• Boa recuperação noturna na noite de 20 para 21, com exceção das regiões do interior, em especial da região Centro e do sotavento algarvio;
• Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde e nas terras altas.

Aumento gradual do risco de incêndio a partir de amanhã, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial nos concelhos com níveis que variam entre Elevado a Máximo, dos distritos de BEJA, BRAGANÇA, CASTELO BRANCO, ÉVORA, FARO, GUARDA, PORTALEGRE, SANTARÉM, SETÚBAL, VILA REAL e VISEU.

Consultar alerta