Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Murça acolhe a festa do Azeite e do Vinho

Murça acolhe a festa do Azeite e do Vinho
08 Maio 2014

Cerca de 70 expositores e perto de 15 mil visitantes são os números avançados para a décima edição de um certame que quer ser uma referência entre as feiras agrícolas da região Norte.

A Feira do Azeite e do Vinho de Murça que já vai na sua décima edição e que tem afirmado, ao longo dos anos, como um evento promotor de dois produtos locais de maior excelência: o vinho e o azeite. Junta-se ao evento a celebração dos 790 anos de autonomia municipalista. O município renova ano após ano a sua aposta e assume que a feira ultrapassa o conceito local e cada vez mais se assume de índole regional.

A X Feira do Azeite e do Vinho de Murça, que decorre de 8 a 11 de maio, no pavilhão da Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça.

Número avançado pelo presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa, que confirma a ascendência e a importância da feira que não terá membros do Governo na sua inauguração, embora o secretário de Estado da Agricultura, Diogo Albuquerque, deva marcar presença na sexta-feira nas Jornadas Técnicas em substituição do ministro Poiares Maduro.

A versão 2014 da FAV, revela várias atractividades, como a iniciativa “É Oportuno Investir” – Jornadas Técnicas de Agricultura e Floresta, marcada para sexta e sábado. Organização da Câmara Municipal de Murça, da Associação Florestal do Vale do Douro Norte e Centro de Gestão Empresa Vale da Porca, que são parceiros destas Jornadas Técnicas, enquadradas na X Feira do Azeite e do Vinho. Vários produtos regionais motivarão intervenções técnicas, nomeadamente os cogumelos, castanha, mel, azeitona e o vinho e frutos secas.

Para o presidente do Município de Murça, José Maria Costa, que já reconheceu o espaço ganho pelo evento e a diferença que fez em relação a outros ao nível dos seus produtos e as suas origens. “É uma oportunidade de negócio para os produtos. Murça está integrada na região do Douro e Alto de Trás-os-Montes, na sua zona de montanha. Esta situação leva a que os nossos produtos assumam uma qualidade extraordinária devido ao microclima de simbiose de montanha com o da região do Douro e pela diversidade dos nossos solos. Junta-se a isto os saberes da nossa gente. Murça tem azeite e vinho que é produzido com tal qualidade que todo o país reconhece com distinção. Murça tem ainda outros encantos que convidam a ficar e a descobrir o concelho a nível turístico e gastronómico. Temos ainda um património para descobrir. Recordo que este é um certame que tem vindo a afirmar-se neste espaço territorial e nasceu de uma ex-feira do livro que se realizava em Murça.

À venda de livros associou-se o artesanato, depois acrescentaram-se os produtos locais, o vinho e o azeite, os doces conventuais e pouco a pouco o certame foi crescendo. No ano passado deu um grande salto e este ano esta aposta está confirmada. Temos cerca de 70 expositores e, além dos produtores de vinho e azeite, temos outras ofertas regionais ao nível dos produtos”.

José Maria Costa foi objectivo e definiu o evento em três vertentes: “ Uma comercial, outra de animação, e uma outra de conhecimento, como são as jornadas técnicas ligadas à agricultura e floresta. Estes eventos estão a UTAD e o IPB, ou seja é reflexo do aparecimento de outros produtos que se pretende valorizar como são a resina ou o mel. Saliento também que, em termos de visibilidade, vamos ter um momento importante com a participação do programa “Portugal em Festa”.

José Maria Costa adiantou ainda que a preparação da décima edição pretende trazer a Murça exemplos de empreendorismo e que os nossos agentes possam reter referências como exemplo e a partir daí replicá-las. Procurar também que a população do nosso concelho possa organizar-se em pequenas empresas e aí ter uma mais-valia para o seu produto. A divulgação do concelho e apresentação dos produtos locais a toda e região e a todo o país, vai ser possível com a aposta na transmissão do programa da SIC “Portugal em Festa”, realizado a partir da FAV 2014.