Filme “Soldado Milhões” arrecada cinco Prémios Sophia

11 Abril 2019

Um ano depois de ser apresentado em Murça, vila de onde era originário o herói que dá origem à história representada no filme, “Soldado Milhões” conseguiu conquistar 5 Prémios Sophia. A longa-metragem foi um dos grandes vencedores da Gala de 2019 dos prémios atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema.

Melhor Argumento Original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), Melhor Montagem (João Braz), Melhor Som (Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov), Melhor Direção Artística (Joana Cardoso) e Melhores Efeitos Especiais/Caracterização (Jorge Carvalho e Carlos Amaral) foram os galardões conquistados pelo filme de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, na sétima edição dos Prémios Sophia. Estes prémios foram criados pela Academia Portuguesa de Cinema e pretendem reconhecer a produção cinematográfica, em 23 categorias distintas.

O filme é baseado em factos reais e relata a história de Aníbal Augusto Milhais, mais conhecido como Soldado Milhões, nascido em 1895, em Valongo de Milhais. Foi condecorado com a mais alta honraria nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, ainda no campo de batalha. Tornou-se o militar português mais condecorado da I Guerra Mundial. Era um soldado desconhecido e sem qualquer graduação, entre tantos que foram enviados para combater na Flandres, mas tornou-se no herói português da I Grande Guerra.

“Soldado Milhões” teve a sua antestreia nacional em Murça, terra natal do soldado. Esta apresentação, ocorrida em abril de 2018, contou com o apoio da Câmara Municipal de Murça. Estiveram presentes várias personalidades ligadas ao projeto e diversas figuras militares, que se associaram, desta forma, à homenagem ao Soldado Herói Milhões e a tudo quanto ele representa para os outros militares portugueses.

Esta distinção é mais um motivo de satisfação para o município de murça, bem como um alento para a aposta que iniciou na valorização da figura internacional, Aníbal Milhais, por todos conhecido como Herói Milhões.

Texto e foto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"