Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Filme “Soldado Milhões” arrecada cinco Prémios Sophia

Filme “Soldado Milhões” arrecada cinco Prémios Sophia
11 Abril 2019

Um ano depois de ser apresentado em Murça, vila de onde era originário o herói que dá origem à história representada no filme, “Soldado Milhões” conseguiu conquistar 5 Prémios Sophia. A longa-metragem foi um dos grandes vencedores da Gala de 2019 dos prémios atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema.

Melhor Argumento Original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), Melhor Montagem (João Braz), Melhor Som (Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov), Melhor Direção Artística (Joana Cardoso) e Melhores Efeitos Especiais/Caracterização (Jorge Carvalho e Carlos Amaral) foram os galardões conquistados pelo filme de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, na sétima edição dos Prémios Sophia. Estes prémios foram criados pela Academia Portuguesa de Cinema e pretendem reconhecer a produção cinematográfica, em 23 categorias distintas.

O filme é baseado em factos reais e relata a história de Aníbal Augusto Milhais, mais conhecido como Soldado Milhões, nascido em 1895, em Valongo de Milhais. Foi condecorado com a mais alta honraria nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, ainda no campo de batalha. Tornou-se o militar português mais condecorado da I Guerra Mundial. Era um soldado desconhecido e sem qualquer graduação, entre tantos que foram enviados para combater na Flandres, mas tornou-se no herói português da I Grande Guerra.

“Soldado Milhões” teve a sua antestreia nacional em Murça, terra natal do soldado. Esta apresentação, ocorrida em abril de 2018, contou com o apoio da Câmara Municipal de Murça. Estiveram presentes várias personalidades ligadas ao projeto e diversas figuras militares, que se associaram, desta forma, à homenagem ao Soldado Herói Milhões e a tudo quanto ele representa para os outros militares portugueses.

Esta distinção é mais um motivo de satisfação para o município de murça, bem como um alento para a aposta que iniciou na valorização da figura internacional, Aníbal Milhais, por todos conhecido como Herói Milhões.

Texto e foto: Jornal "A Voz de Trás-os-Montes"