Murça promove Jornadas de Agricultura e Floresta

05 Maio 2014

A Câmara Municipal de Murça, a Associação Florestal do Vale do Douro Norte e o Centro de Gestão Empresa Agrícola Vale da Porca são parceiros na organização das Jornadas Técnicas de Agricultura e Floresta, enquadradas na X Feira do Azeite e Vinho, a decorrer em Murça nos dias 8 a 11 de Maio.

Integrada na 10.ª edição da Feira do Azeite e do Vinho de Murça, vão realizar-se as jornadas técnicas subordinadas à Agricultura e à Floresta. Está prevista a participação de membros do governo e de serviços descentralizados, para abordarem a temática dos novos fundos comunitários, nomeadamente o plano de desenvolvimento rural 2014-2020 e medidas de apoio ao sector agro-florestal.

Empreender e inovar em Trás-os-Montes, será um dos temas em destaque, com realce para a Imagem, Comercialização e Marketing, bem como para a Certificação, e Energias Renováveis.

Cogumelos, Plantas Aromáticas e Medicinais, Olivicultura, Castanha, Apicultura, Vitivinicultura, Pequenos frutos e Frutos Secos, serão temáticas a desenvolver ao longo dos 2 dias de jornadas.

A degustação de produtos regionais, workshop gastronómicos, provas de vinhos e de azeites serão uma constante no alinhamento do programa das jornadas técnicas. Para além da organização tripartida, a colaboração dos centros de investigação das instituições de ensino superior da região serão o garante da certificação cientifica das jornadas, bem como a presença das associações empresarias, com destaque para a CAP.

Paralelemente à intensa actividade técnica e cientifica, a Feira do Azeite e do Vinho de Murça, conta com a presença de dezenas de expositores, com particular incidência dos produtores de vinho e de azeite do Município de Murça, mas também artesanato, panificação, doçaria e demais produtos regionais. Desporto, cultura e um alargado programa recreativo complementam os dias em que Murça celebra 790 anos do Foral.