Alunos de Murça “junto à terra” pela biodiversidade

02 Abril 2019

A Câmara Municipal de Murça e o Agrupamento de Escolas de Murça associaram-se ao Parque Natural Regional do Vale do Tua, à EDP e a outras entidades parceiras a fim de desenvolver o projeto ‘Junto à Terra’, uma iniciativa que pretende trabalhar as temáticas da sustentabilidade e da biodiversidade junto dos mais novos. Para isso, foram realizados, no passado dia 1 de abril, diversos workshops nas caldas de Santa Maria Madalena de Porrais, freguesia de Candedo.

‘Junto à Terra’ é um projeto de educação para a sustentabilidade, dirigido aos alunos do 8.º ano de escolaridade, que se foca essencialmente na temática da biodiversidade. Procura criar nos jovens uma abordagem de sustentabilidade feita de atitudes e de mudança de comportamentos, ao mesmo tempo que promove a revalorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e para a comunidade.

Esta iniciativa assume-se, assim, como um instrumento de envolvimento da comunidade local, capaz de trazer o homem e a atividade humana à equação da conservação da natureza e da biodiversidade. A tendência natural de degradação ambiental e de perda de biodiversidade nos nossos territórios, provocadas em grande parte pelo êxodo rural e pelo decorrente abandono das atividades agro-silvo-pastoris tradicionais, pode ser invertida com o sucesso de projetos deste âmbito.

As caldas de Santa Maria Madalena de Porrais, em pleno coração do Parque Natural Regional do Vale do Tua, foram palco de várias oficinas técnicas que abordaram temas como a avifauna, a biodiversidade dos rios, morcegos microreservas e habitats. Os workshops foram promovidos por diferentes entidades convidadas, como a Aflodounorte e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, entre outras, que trabalharam com os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Murça.

Estas iniciativas são fundamentais para promover uma cidadania ativa que se pretende incrementar nos planos educativos, a fim de trabalhar as questões da sustentabilidade e da biodiversidade.