Queimas e queimadas proibidas até domingo

26 Março 2019

Comunicado à população de situação de alerta

A Câmara Municipal de Murça informa que foi declarado pelo Governo, esta terça-feira, a Situação de Alerta por causa do risco de incêndio florestal, que se mantém até ao próximo domingo.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo determinou a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março. O despacho dos Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural vem na sequência da determinação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos de Portugal continental.

Durante este período é proibida a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo. A realização de queimas ou queimadas é considerada uso de fogo intencional com coima associada.

Serão ainda implementas as seguintes medidas de caráter excecional:

- Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas;

- Dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

Apelamos a todos os munícipes para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

Ler comunicado oficial