Música folk irlandesa no Centro Cultural

14 Março 2019

O concerto de homenagem ao cantor de música folk irlandesa Paddy-B vai realizar-se no próximo sábado, pelas 21h00, no Centro de Cultura de Murça. “Celebrating Life – Tributo a Paddy-B” é um evento organizado com o propósito de perpetuar a vida e obra do artista alemão que escolheu Portugal para viver e deixar o seu legado cultural e artístico, pois, além dos vários registos musicais, Paddy-B deixou também um conjunto de pinturas de sua autoria.

Esta coleção vai constituir uma exposição que será inaugurada precisamente neste dia, por volta das 21h00, e estará patente ao público até ao dia 18 de abril.

Mais tarde, no Auditório Municipal, os músicos Jochen Thieser e Frie­demann Vetter, companheiros de Paddy-B na sua última banda, juntar-se-ão a Tom Hamilton para um espetáculo de música folk irlandesa, onde não faltaram de certeza os temas que mais caracterizaram o sucesso e a vida do amigo e companheiro.

Paddy-B, nome artístico de Gerd Albert Berend, nasceu a 9 de novembro de 1956, numa pequena aldeia no sudoeste da Alemanha, Wincheringen. Foi um apaixonado intérprete de música folk irlandesa, tendo, para além da sua carreira a solo (que iniciara aos 16 anos), formado e integrado as bandas “Tintagel”, “Night Cap”, “Shamrock” e por último, de 2002 a 2015, “Paddy-B. and Celtic Express”.

Em 2005 acabou por se mudar em definitivo para Murça. Para além de uma homenagem à vida e à obra de Paddy-B, este evento é, também, de cariz social, apoiando uma instituição de solidariedade social do concelho.